Diana Tishchenko
Violino
A violinista ucraniana Diana Tishchenko tem provado ser uma das mais empolgantes artistas a surgir nos últimos anos. Como solista, foi convidada a apresentar-se com a Deutsches Symphonie-Orchester Berlin, a Orquestra de Câmara de Munique, a Orchestre National d’Île- de-France, a Filarmónica de Estrasburgo, a Orchestre National des Pays de la Loire, a Filarmónica de Baden-Baden e a Sinfónica de Xangai.
Em novembro de 2019, o seu álbum de estreia Strangers in PARadISe, lançado pela Warner Classics, recebeu os maiores elogios da crítica. A BBC Music Magazine atribuiu-lhe cinco estrelas, enquanto a revista Gramophone destacou a sua “genuinamente distintiva voz individual”.
Nascida na Crimeia, em 1990, Diana estudou com Tamara Mukhina na Escola Especial de Música Lysenko, em Kiev, e com o professor Ulf Wallin na Hochschule für Musik Hanns Eisler, em Berlim. Aos 18 anos tornou-se membro – e mais tarde a mais jovem concertino de sempre – da Gustav Mahler Youth Orchestra, tendo trabalhado com Colin Davis, Franz Welser-Möst, Herbert Blomstedt, Antonio Pappano e Daniele Gatti e atuado nas mais prestigiadas salas de concertos da Europa. Durante os seus estudos em Berlim, foi assistente do professor Wallin, tendo mais tarde assumido a docência. Durante os seus anos de estudo, a inspiração musical foi-lhe também transmitida por Boris Kuschnir, Ferenc Rados, Rita Wagner, Saschko Gawriloff, Steven Isserlis e András Schiff.
Diana Tishchenko é apresentada por Casa da Música e Cité de la musique – Philharmonie de Paris.