David Hackston
Contratenor
O contratenor britânico-finlandês David Hackston começou a estudar música em Bradford-on-Avon, Inglaterra. Em 2016 concluiu os seus estudos na Finlândia, onde estudou música antiga, canto barroco e práticas de performance na Universidade Metropolia de Helsínquia como aluno da soprano Tuuli Lindeberg e do contratenor Teppo Lampela. Entre 2018 e 2021, frequentou o Mestrado do Curso de Música Antiga da ESMAE, sob a orientação de Magna Ferreira. Em 2016 fundou o coletivo Orpheus’ Muses, especializado na ópera barroca.
Apresenta-se regularmente como solista de oratória, destacando-se as interpretações recentes do Messias de Händel, da Paixão segundo São João de J. S. Bach e de San Giovanni Battista de Stradella. Interpretou também o papel de Didymus, em Theodora de Händel, o de Ottone, em L’incoronazione di Poppea de Monteverdi, e participou ainda em várias récitas de Dido e Eneias de Purcell. Interessa-se pela música renascentista portuguesa e tem feito transcrições de várias fontes anónimas.
David Hackston é um assíduo intérprete de música contemporânea, colaborando regularmente com o Helsinki Chamber Choir. Cantou a parte de contratenor em Écho!, de Kaija Saariaho, e interpretou várias vezes a obra Eight Songs for a Mad King de Peter Maxwell Davies. Outros papéis operáticos incluem: o K, na estreia de Flash Flash de Juhani Nuorvala; o papel de Reader 1 (escrito na língua cantonesa), na estreia de minn[i]e de Tze Yeung Ho; e a ópera Clemency, de James MacMillan, sob a direção do compositor, na Estónia.