Daniel Binelli
Bandoneón
Daniel Binelli é um mestre do bandoneón internacionalmente reconhecido. Expoente máximo da música de Astor Piazzolla, em 1989 juntou-se ao Sexteto Nuevo Tango de Piazzolla, com o qual realizou várias digressões internacionais. Como solista apresentou-se com várias orquestras, incluindo as Sinfónicas de Filadélfia, Atlanta, Virgínia, Sidney, Montreal, Otava, São Petersburgo e Zurique, tendo colaborado com maestros como Charles Dutoit, Lalo Schiffrin, Franz Paul Decker, Giancarlo Guerrero, Robert Spano JoAnn Faletta, Giselle Ben Dor, Isaiah Jackson, Michael Christie, Lior Shambadal e Daniel Schweitzer, entre outros.
Daniel Binelli dirigiu a ópera-tango María de Buenos Aires, de Piazzolla, com a cantora italiana Milva. É o Diretor Musical da companhia Tango Metrópolis, atuou em duo com a pianista Polly Ferman e com o guitarrista Eduardo Isaac, e ainda com o Binelli-Ferman-Isaac Trio. Participou nos documentários da PBS Tango the Spirit of Argentina e da BBC sobre a vida de Astor Piazzolla.
Daniel Binelli é também compositor, tendo criado obras para instrumentos solistas, conjuntos de câmara e orquestrais e ainda para ballet e cinema. A sua versatilidade permite-lhe trabalhar com diferentes linguagens musicais, desde o estilo do tango tradicional até ao contemporâneo. Entre as orquestras e outros agrupamentos que lhe encomendaram novas composições e arranjos incluem-se a Sinfónica do Tonhalle de Zurique, a Sinfónica de Edmonton, a Filarmónica de Buffalo, o Festival de Música do Colorado, a Filarmónica de Montevideu, a Sinfónica da Colômbia, a Buglisi-Foreman Dance Company, a Tango Metropolis Company, a Glamour Tango Company, a Orquestra Típica Osvaldo Pugliese e a Tango 7. Daniel Binelli é o autor das bandas sonoras para os filmes India Pravile, Funes un Gran Amor, Tango Baile Nuestro e Tango Shalom.