
Cristian Grajner de Sa
Cristian Grajner de Sa é um violinista conhecido do público britânico, tendo-se já afirmado como jovem talento. Aos 24 anos de idade estreou-se em recital no Concertgebouw de Amesterdão, tendo sido muito elogiado pela crítica. Em novembro de 2021 toca pela primeira vez com a Orquestra Gulbenkian. Entretanto, apresentou-se em importantes palcos europeus como o Mozarteum de Salzburgo, o Atheneum de Bucareste, o Wigmore Hall e St. Martins-in-the-Fields, em Londres, o Festival de Cheltenham, a Salle Paderewski de Lausanne e o Bedford Corn Exchange. As suas atuações são transmitidas regularmente pela radio e televisão, incluindo BBC Television, Scala Radio FM, TVR (Roménia), TRT3 (Turquia), The Violin Channel e BBC Radio 3. Em junho de 2020, foram lançadas gravações ao vivo pela etiqueta Ulysses Arts, na Apple Music, na Deezer e no Spotify.
Em 2019, Cristian Grajner de Sa recebeu a “Medalha de Ouro com Distinção” no Concurso Internacional de Viena. Anteriormente, foi Primeiro Prémio no Concurso Internacional de Violino “Groba”, em Espanha. Foi finalista no concurso BBC Young Musician e um dos sete semifinalistas do Concurso Georges Enescu, em 2018.
Depois de se diplomar com distinção pela Royal Academy of Music, em 2017, recebeu o prestigioso J & A Beare Prize, atribuído ao mais excecional violinista da Academia. Foi em seguida convidado pela instituição para tocar com o seu mentor regular em Londres, Maxim Vengerov, num concerto preenchido com obras de câmara de Brahms, para celebrar o concerto final de Vengerov como Menuhin Professor of Music.
Cristian Grajner de Sa nasceu em dezembro de 1994, de ascendência italiana e portuguesa. Foi-lhe atribuída uma Leverhulme Scholarship da Royal Academy of Music aos treze anos de idade e iniciou os seus estudos com Maurice Hasson, lendário violinista francês que exerceu importante influência artística e com o qual mantém contacto próximo. Cristian trabalhou também com Tasmin Little. Concluiu a sua Formação na Universidade Mozarteum, em Salzburgo, na classe de Pierre Amoyal. Recebeu aconselhamentos e trabalhou com muitos outros artistas e pedagogos como Pinchas Zukerman, Silvia Marcovici, Menahem Pressler, Sylvia Rosenberg, Vadim Repin, James Ehnes, Rodney Friend ou Ralph Kirshbaum.