Chen Reiss
Soprano
A soprano Chen Reiss nasceu em Israel. Concluiu a sua formação vocal em Nova Iorque e ingressou na companhia da Ópera da Baviera (Munique), sob a direção de Zubin Mehta. Foi também cantora residente na Ópera de Viena, onde interpretou vários papéis principais. Ao longo de uma muito aclamada carreira, tem encantando o público como “uma das mais perfeitas vozes straussianas” (The Classical Souce).
Destaques de atuações recentes incluem o papel principal em La Calisto, de Cavalli, no Scala de Milão, Ginevra (Ariodante), na Royal Opera House – Covent Garden, e Liu (Turandot), com a Filarmónica de Israel. Interpretou também a 2.ª e a 4.ª Sinfonias de Mahler, com a Filarmónica de Munique e o maestro Gustavo Dudamel, a Filarmónica de Los Angeles e Zubin Mehta, a Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão e Daniele Gatti, e a Sinfónica de Viena e Lahav Shani. Estreou-se com a Sinfónica da Rádio de Berlim, sob a direção de Vladimir Jurowski, com a Accademia Nazionale di Santa Cecilia e Antonio Pappano, com a Filarmónica de Berlim e Semyon Bychkov e com a Filarmónica do Teatro alla Scala. Além da estreia com a National Symphony Orchestra (Washington DC), a presente temporada inclui novas colaborações com a Filarmónica de Israel, a SWR Symphonieorchester Stuttgart, a Orquestra do Tonhalle de Zurique e a Filarmónica de Munique.
Os lançamentos discográficos mais recentes incluem a 4.ª Sinfonia de Mahler (Pentatone), árias, lieder e aberturas de Fanny Hensel e Felix Mendelssohn (Onyx) e uma gravação de árias de Beethoven, com a Academy of Ancient Music. Acompanhada pela Filarmónica de Berlim e sob a direção de Sir Simon Rattle, cantou na banda sonora de O Perfume: História de um Assassino, filme de Tom Tykwer baseado no livro de Patrick Süskind.