Carla Filipcic Holm
Carla Filipcic Holm © DR

Carla Filipcic Holm

Soprano

Carla Filipcic Holm nasceu em Buenos Aires, na Argentina. Depois de concluir os seus estudos no Instituto Superior de Artes do Teatro Colón, viajou para a Alemanha para se especializar no repertório germânico, com Siegfried Jerusalem, na Hochschule für Musik Nürnberg.

Venceu vários concursos e bolsas de estudo nacionais e o seu trabalho profissional foi destacado pela imprensa com o Premio Clarín e o Premio de la Asociación de Críticos Musicales para a “melhor cantora argentina”. Em 2019 foi-lhe atribuído o prémio da Fundação Konex para a “mais relevante cantora argentina da década”. Desde a sua estreia como Fiordiligi (Così fan tutte), no Teatro Colón de Buenos Aires, apresentou-se nos mais relevantes palcos da América do Sul, interpretando um variado repertório de ópera e de concerto.

No domínio da ópera, destacam-se os papéis de Agathe (Der Freischütz), Donna Anna e Donna Elvira (Don Giovanni), Elisabeth de Valois (Don Carlos), Leonore (Fidelio), Magda Sorel (O Cônsul de Menotti), Vitellia (La clemenza di Tito), Tatiana (Evgeni Onegin), Elisabeth (Tannhäuser), Mãe (Il prigioniero de Dallapiccola), Ariadne (Ariadne auf Naxos), Isolda (Tristão e Isolda), Agrippina e Suor Angelica.

O seu grande interesse pela música de câmara permite-lhe manter uma intensa atividade neste domínio. É regularmente convidada a apresentar-se em festivais, récitas de ópera e concertos nos Estados Unidos da América e na Europa.