Camilla Tilling
Soprano
Ao longo de mais de duas décadas, a soprano sueca Camilla Tilling tem vindo a apresentar-se nos mais prestigiados palcos a nível mundial. Na temporada 2022/23, a sua agenda de espetáculos inclui a estreia de Chaplin Songs, de Daniel Nelson, com a Sinfónica da Rádio Sueca e Andrew Manze; Peer Gynt de Grieg, com a Sinfónica de Cincinnati e Louis Langrée; Japanischer Frühling, de Irgen-Jensens, e a Sinfonia n.º 4 de Mahler, com Christian Blex e a Academia Karajan da Filarmónica de Berlim; a Paixão segundo São Mateus, de J. S. Bach, com a Sinfónica de Atlanta; a 9.ª Sinfonia de Beethoven, com Gianandrea Noseda e a National Symphony (Washington D.C.); e Three Songs, de Osvaldo Golijov, com David Danzmayr e a Sinfónica de Oregon. Em recital, apresenta o seu novo programa Jenny Lind: Love and Lieder, no Spivey Hall, no Oxford Lieder Festival, na Ópera de Gotemburgo e no Schloss Elmau.
No início da sua carreira profissional, Camilla Tilling interpretou papéis de ópera como Sophie (Der Rosenkavalier), Pamina (A flauta mágica), Ilia (Idomeneo), Susanna (As bodas de Figaro) e Zerlina (Don Giovanni), que lhe permitiram estrear-se na Royal Opera House – Covent Garden, na Ópera de São Francisco, na Ópera da Baviera, na Ópera Nacional de Paris, na Lyric Opera de Chicago, no Scala de Milão ou no Met de Nova Iorque. Entre os seus desempenhos mais recentes, destacam-se: a Governanta (The Turn of the Screw), no Festival de Glyndebourne; Eurídice (Orfeu e Eurídice), no Festival Mozart de Salzburgo; Donna Clara (O Morcego), na Ópera da Baviera; o Anjo (Saint François d’Assise), para a Ópera Nacional dos Países Baixos, Blanche de la Force (Dialogues des Carmélites) e Condessa de Almaviva (As bodas de Figaro), na Ópera Real Sueca; e Mélisande (Pelléas et Mélisande) no Teatro Real de Madrid, na Semperoper Dresden, na Ópera Nacional Finlandesa e com a Filarmónica de Los Angeles.
Os destaques de concertos recentes incluem: Sinfonia n.º 4 de Mahler, sob a direção de Gustavo Dudamel, com a Het Concertgebouw Orkest e com a Filarmónica de Los Angeles; Gurrelieder de Schönberg, com Esa-Pekka Salonen e a London Philharmonia; Correspondances de Dutilleux, com Omer Meir Wellber e a Orquestra Nacional de França; e Sieben frühe Lieder de Berg, com Françoix-Xavier Roth e a Sinfónica de Londres. Camilla Tilling foi solista no histórico concerto final do maestro Bernard Haitink com a Radio Filharmonish Orkest, no Concertgebouw de Amesterdão. Colaborou em digressões da Paixão segundo São Mateus e da Paixão segundo São João, de J. S. Bach, com encenações de Peter Sellars, com a Filarmónica de Berlim e Sir Simon Rattle.