Bárbara Barradas
Soprano
Bárbara Barradas nasceu em Lisboa. Estudou canto e piano na Escola de Música do Conservatório Nacional e, como bolseira da Fundação Gulbenkian, prosseguiu a sua formação na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, onde se diplomou com distinção. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, incluindo o Prémio Bocage do Concurso de Canto Luísa Todi (2005) e o 2.º Prémio da Guildhall Aria Award Competition (2009). Foi finalista no Concurso Leyla Gencer de 2012. Em 2014 recebeu o Prémio Donizetti (papel principal em Lucia di Lammermoor) no concurso “Grandi Voci”, em Salzburgo.
No domínio da ópera, interpretou, entre outras obras: Rigoletto (Gilda); D. Giovanni (Donna Anna e Zerlina); A flauta mágica (Rainha da Noite); Dido e Eneias (Belinda); Tição Negro (Branca), de Augusto Machado; As bodas de Figaro (Barbarina), com o Coro e a Orquestra Gulbenkian; Il viaggio a Reims (Delia), de Rossini, e O gato das botas (Princesa), de Montsalvatge, no Teatro Nacional de São Carlos; Carmen (Frasquita), no Woodhouse Festival (Reino Unido). Participou também nos projetos Flanders Operastudio e enoa.
Em concerto e recital, atuou em vários palcos em Portugal e no estrangeiro, incluindo: Fundação Gulbenkian, Centro Cultural de Belém, Fórum Luísa Todi, Ronnie Scott‘s Jazz Club e St. James Theatre (Londres), Henley Festival, Glyndebourne Chorus Opera Festival, Oper im Berg Festival (Salzburgo) e deSingel (Antuérpia).