Andreas Spering

Maestro

O maestro alemão Andreas Spering é um dos atuais especialistas em interpretação de música antiga. As suas opções e a sua visão artística foram influenciadas decisivamente por Gerd Zacher, com quem estudou em Essen. Posteriormente, recebeu também grande influência de Reinhard Goebel e do famoso agrupamento Musica Antiqua Köln, no qual Spering colaborou como cravista entre 1990 e 1994. Em 1996, Andreas Spering foi nomeado Diretor Artístico dos Brühl Palace Concerts, perto de Bona. No âmbito deste ciclo de concertos, desde 2002, tem focado as atuações da orquestra Capella Augustina, a qual fundou, nas obras de Joseph Haydn, tendo assim estabelecido o primeiro e único festival dedicado a Haydn na Alemanha.

 

Andreas Spering é regularmente convidado a dirigir produções de ópera, incluindo as principais obras de Mozart e Händel, bem como Fidelio de Beethoven, ou Der Freischütz de Weber, em Gotemburgo, Copenhaga, Antuérpia, Luxemburgo, Nantes, Rouen, Estrasburgo, Hanôver, Essen, Nuremberga, ou Sevilha. Dirigiu também nos Festivais Händel de Halle e Karlsruhe e no Festival d’Aix-en-Provence. Em concerto dirigiu, entre outras orquestras, a Sinfónica de Bamberg, a Staatskapelle Weimar, a Orquestra do Gewandhaus de Leipzig, a Orquestra Beethoven de Bona, a Nova Filarmónica do Japão, a Sinfónica de Gotemburgo, a Orquestra e o Coro Nacionais de Espanha e as Orquestras das Rádios de Hanôver, Leipzig, Saarbrücken e Munique. Mais recentemente, foi de novo convidado a dirigir a WDR Funkhausorchester Köln, bem como a Dresdner Philharmonie. No presente concerto, em substituição do maestro Michel Corboz, dirige pela primeira vez o Coro e a Orquestra Gulbenkian.

 

No domínio discográfico, Andreas Spering gravou as óperas Siroe (Harmonia Mundi) e Imeneo (cpo) de Händel, Erwin und Elmire de J. F. Reichardt (cpo), a oratória A Criação (Naxos) e a cantata Applausus de Haydn (Capriccio). A gravação de cantatas de Haydn (Harmonia Mundi) recebeu vários prémios, incluindo Choc da revista Le Monde de la Musique. Igualmente, a gravação da oratória de Haydn, Il ritorno di Tobia (Naxos), recebeu o Prémio Anual da Crítica Discográfica Alemã.

 

Março 2018

Atualização em 26 março 2018

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