Alexandre Kantorow
Piano
Em 2019, com 22 anos, Alexandre Kantorow tornou-se o primeiro pianista francês a receber a Medalha de Ouro no Concurso Tchaikovsky, tendo sido também distinguido com o Grand Prix, atribuído apenas três vezes na história da competição. Começou a apresentar-se profissionalmente muito cedo, tendo-se estreado no festival La Folle Journée de Nantes aos 16 anos. Desde então, tem colaborado com grandes orquestras, incluindo atuações regulares com a Orquestra do Festival de Budapeste e o maestro Iván Fischer, a Orquestra do Teatro Mariinsky e Valery Gergiev, a Sinfónica SWR e Teodor Currentzis, a Staatskapelle Berlin e Antonio Pappano ou a Filarmónica da Radio France e Mikko Franck.
Alexandre Kantorow apresentou-se em recital a solo em prestigiadas salas de concertos da Europa, incluindo Concertgebouw de Amesterdão, Konzerthaus de Viena, Philharmonie de Paris, BOZAR de Bruxelas e Queen Elisabeth Hall. Tocou também em importantes festivais de música como La Roque d’Anthéron, Ravinia, Verbier ou Klavierfest Ruhr. A música de câmara é também um domínio que aborda com grande satisfação.
A temporada 2022/23 inclui uma colaboração com a Staatskapelle Berlin e Lorenzo Viotti, uma digressão com a Filarmónica de Munique e Thomas Hengelbrock, bem como estreias com a orquestra Cameristi della Scala e o maestro Mikhaïl Pletnev, a Sinfónica de Lucerna e Charles Dutoit, a Filarmónica de Montreal e Kent Nagano e a Orquestra da RAI de Turim e Thomas Guggeis. Destaca-se ainda uma digressão europeia de recitais, que inclui a Fundação Gulbenkian, e a estreia do Concerto para Piano de Guillaume Connesson.
Alexandre Kantorow grava em exclusivo para a editora BIS. As suas mais recentes gravações (obras para piano solo de Brahms e Concertos n.º 1 e 2 de Saint-Saëns) receberam o Diapason d’Or em 2022. As duas anteriores gravações (Concertos n.º 3 e n.º 5 de Saint-Saëns e obras para piano solo de Brahms, Bartók e Liszt) foram ambas distinguidas com o Diapason d’Or e Choc Classica of the Year em 2019 e 2020 respetivamente.
Alexandre Kantorow foi laureado pela Safran Foundation e pelo Banque Populaire. Em 2019 foi nomeado “Revelação Musical do Ano” pela Professional Critics Association. Em 2020 foi premiado nos Victoires de la Musique Classique em duas categorias: “Gravação do Ano” e “Solista Instrumental do Ano”. Desde 2022, partilha a direção artística do festival Les Rencontres Musicales de Nîmes com a violinista Liya Petrova e o violoncelista Aurélien Pascal.
De ascendência franco-britânica, Alexandre Kantorow estudou com Pierre-Alain Volondat, Igor Lazko, Frank Braley e Rena Shereshevskaya.