Alexandra Dovgan
Piano
Alexandra Dovgan nasceu em 2007 no seio de uma família de músicos. Iniciou os seus estudos musicais aos quatro anos de idade. Aos cinco anos o seu raro talento permitiu-lhe ingressar de imediato na Escola Central de Música do Conservatório de Moscovo, onde estuda atualmente com a professora Mira Marchenko. Foi premiada em competições internacionais, incluindo o Concurso Internacional de Piano Vladimir Krainev, em Moscovo, o Concurso Internacional para Jovens Pianistas “Astana Piano Passion” e o Concurso Internacional de Televisão para Jovens Músicos “The Nutcracker”. Tinha apenas dez anos quando recebeu o “Grande Prémio” do 2.º Concurso Internacional “Grand Piano Competition”, com direção artística de Denis Matsuev.
Apesar de ser ainda muito jovem, Alexandra Dovgan estreou-se em algumas das mais prestigiadas salas de concertos: em 2018 tocou no concerto de abertura do Festival Internacional de Piano do Teatro Mariinsky, em São Petersburgo. Em 2019 apresentou-se pela primeira vez na Philharmonie de Berlim e no Concertgebouw de Amesterdão, no âmbito das Meesterpianisten Series de Marco Riaskoff. Em julho do mesmo ano, impressionou de novo o público e a crítica com um recital no Festival de Salzburgo. O ano terminaria com um recital no Théâtre des Champs-Élysées, em Paris.
Em 2020 regressou a Salzburgo para tocar com a Mozarteum Orchestra, sob a direção de Trevor Pinnock. Em Liubliana, colaborou com a Filarmónica Eslovena e Philipp von Steinaecker, e em Lugano tocou com a Orchestra della Svizzera e François Leleux. Em 2021, Gustavo Dudamel convidou-a a tocar o Concerto para Piano n.º 2 de Beethoven, com a Mahler Chamber Orchestra, em Burgos. Destacam-se ainda recitais no Konzerthaus de Viena, no Prinzregententheater de Munique, no Théâtre des Champs-Élysées, no Tonhalle de Zurique, no Festival de Piano do Vale do Ruhr (Duisburg), no Festival Internacional de Piano de Brescia e Bergamo, e ainda em Turim, Milão, Basileia e Copenhaga, entre outras cidades. Concertos com orquestra incluíram a Filarmónica de Estocolmo e o maestro Ton Koopman, a Sinfónica de Barcelona e Kazushi Ono, e a Orquestra de Câmara de Basileia e Umberto Benedetti Michelangeli. Em outubro de 2022, estreou-se em recital no Grande Auditório Gulbenkian.
Para além da desenvoltura técnica e de uma sonoridade de extrema beleza e precisão, Alexandra Dovgan é uma pianista com grande carisma em palco, transmitindo uma distinta personalidade e uma grande espontaneidade criativa.