Michel Corboz (1934 – 2021)
O Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian exprime um sentido pesar pelo falecimento de Michel Corboz e profunda gratidão ao maestro honorário do Coro Gulbenkian.
Corboz foi durante mais de meio século o maestro titular do Coro, tendo ocupado o lugar de maestro honorário em fevereiro deste ano. Em 2019, a Fundação assinalou a sua estreia com o Coro Gulbenkian, ocorrida a 17 de dezembro de 1969.
Foi o primeiro de uma incontável série de concertos realizados com o Coro e a Orquestra Gulbenkian, muitos dos quais ficaram associados aos melhores momentos das formações, quer em espetáculos ao vivo, em Portugal e no estrangeiro, quer no que respeita a gravações.
Ler maisNo final de 2019, Michel Corboz foi homenageado no Grande Auditório num concerto que assinalou os 50 anos como Maestro Titular do Coro Gulbenkian. O documentário “A música é bela, os aeroportos são tristes”, produzido pela Galope Films, acompanha a carreira do maestro suíço e uma vida ao serviço da voz humana.
Biografia
Michel Corboz nasceu a 14 de fevereiro de 1934, em Marsens, no cantão suíço de Friburgo, trinta anos antes do primeiro ensaio do Coro Gulbenkian, a 14 de fevereiro de 1964.
Ler mais
Discografia
Ao longo da sua carreira, o maestro suíço realizou 37 gravações com o Coro Gulbenkian, muitas delas premiadas a nível internacional.
Saber mais