Susana Santos Silva
Impermanence
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Anfiteatro ao Ar Livre Jardim GulbenkianConcerto sem intervalo
Lançado já este ano, o álbum “The Ocean Inside a Stone” apresenta-nos uns Impermanence bem diferentes do que lhes conhecíamos, confirmando a premissa deste projeto conduzido pela trompetista e compositora Susana Santos Silva – o da impermanência de todas as coisas, música incluída. Em termos de sonoridade, com Torbjorn Zetterberg a tocar um baixo elétrico sujo de efeitos e processamentos, e com o pianista Hugo Raro a focar-se, sobretudo, no sintetizador, mas igualmente ao nível dos materiais propostos.
Ouvimos um avant-jazz tintado de rock, num alinhamento que por vezes resvala para o noise e que, pelo meio, tem a máxima ironia de incluir uma valsa sustentada por melodias em que os teclados simulam os típicos timbres de um realejo. Ouvimos ecos do jazz elaborado da Blue Note no período áureo desta editora e algumas fórmulas da música livremente improvisada, combinando processos convencionais com alguma experimentação. Trata-se de um quinteto, mas parecem mais numerosos os intervenientes: a experiência orquestral de Santos Silva tem ótimos resultados na forma como trabalha com os timbres, tirando o máximo proveito das suas combinações.
Rui Eduardo Paes
ARTISTAS
Susana Santos Silva Trompete
João Pedro Brandão Saxofone alto, Flauta
Hugo Raro Piano, Sintetizador
Torbjörn Zetterberg Baixo elétrico
Marcos Cavaleiro Bateria
JAZZ 2020
A Fundação Calouste Gulbenkian junta-se à Associação Porta-Jazz e ao Jazz ao Centro Clube para apresentar o Jazz 2020, um ciclo com 10 concertos divididos entre Lisboa, Porto e Coimbra. Entre 31 de julho e 9 de agosto, o jazz e a música improvisada com carimbo português vão estar na ordem do dia.
Numa altura em que muitos artistas viram os seus projetos cancelados ou adiados, esta edição é também uma oportunidade única para apoiar mais de 60 músicos e as equipas técnicas envolvidas na produção destes concertos.
Conheça a programação
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se no direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação coletiva da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected]