Sonoro Quartet
Rising Stars – Portas Abertas
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian- Sarah Jégou-Sageman Violino
- Jeroen De Beer Violino
- Séamus Hickey Viola
- Léo Guiguen Violoncelo
-
Sonoro Quartet
Fundado em 2019, o Sonoro Quartet é já um dos principais quartetos de cordas da sua geração. Realiza mais de 40 concertos anualmente, em países como a Bélgica, a Holanda, a Suíça, a Alemanha, a Hungria e a Irlanda, sendo um dos quartetos de cordas belgas mais ativos. O seu repertório abrange obras-primas clássicas, bem como peças de compositores contemporâneos. Atuou em prestigiados palcos como o Muziekcentrum De Bijloke em Gent, o Bozar de Bruxelas, o Tivoli Vredenburg em Utrecht, o National Concert Hall em Dublin, a Academia Liszt e o Bartók Memorial em Budapeste e o Desingel em Antuérpia. O quarteto foi também convidado a apresentar-se no Festival Midis-Minimes, no The Young Generation Bozar, no B-Classic, no Festival Storioni, no Festival de Música de Câmara de West Cork e na Sociedade de Música de Câmara de Roterdão, entre outros palcos.
O Sonoro Quartet gravou para várias rádios como Klara (Bélgica), RTE (Irlanda), Bartók Radio Budapest e SWR (Alemanha). Como parte do Festival Beethoven 2020, em Bona, estreou o Quarteto para Cordas de Eric Domenech.
Atualmente, os músicos do quarteto estudam na Academia Neerlandesa de Quartetos de Cordas (NSKA), em Amesterdão, recebendo orientação de artistas como Marc Danel e Gilles Millet (Quatuor Danel) e Eberhard Feltz. Trabalharam também com Gary Hoffman e Heime Müller, fundador do Artemis Quartet.
Em outubro de 2021, o Sonoro Quartet recebeu o 3.º prémio e dois prémios especiais no Concurso Mundial Bartók, para quartetos de cordas, em Budapeste. As suas interpretações dinâmicas e a maturidade musical deixaram uma impressão duradoura no público e no júri, que incluiu músicos conceituados como Mikhail Kopelman (Borodin Quartet), Keller de Andra (Keller Quartett), Kelemen de Barnaba (Kelemen Quartet), Bjørg Lewis (Vertavo String Quartet) e Johannes Meissl, entre outros. Em 2022 foram selecionados como um dos quartetos participantes na prestigiada Banff International String Quartet Competition.
Joseph Haydn
Quarteto em Si bemol maior, Hob.III:78 (op. 76 n.º 4), Nascer do sol
Annelies Van Parys
Tsunami *
Dmitri Chostakovitch
Quarteto para Cordas n.º 8, em Dó menor, op. 110
Programa de sala (PDF 262 KB)
* Encomenda BOZAR Brussels, com o apoio ECHO.
Sonoro Quartet é apresentado por BOZAR Brussels.
Enquanto membro da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, composta por um conjunto de prestigiadas salas de concertos do continente europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian abre de novo as suas portas para receber o ciclo Rising Stars.
Ao longo de um dia musicalmente intenso, o foco incidirá nas estrelas ascendentes da interpretação e da criação musical contemporâneas, podendo o público constatar, ao vivo, a excecionalidade de alguns dos jovens selecionados para integrarem os Rising Stars. Mais uma vez, o programa privilegia a diversidade de propostas, com atuações de músicos de excecional talento. Em contexto de Portas Abertas, é disponibilizada uma programação variada e uma atmosfera musical festiva em ambiente informal.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.