Solistas da Orquestra Gulbenkian
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
- Entrada gratuita
Levantamento de bilhetes, sujeito à lotação da sala
(máx. 2 por pessoa):
Presencial – 2 horas antes
Online – 2 dias antes (Cartão Gulbenkian Mais) ou 1 dia antes (Cartão Gulbenkian) a partir das 10:00.
- Violino
- Violino
- Viola
- Violoncelo
-
Bin Chao
Violino
Bin Chao nasceu no seio de uma família de músicos e começou a tocar violino aos seis anos de idade. Estudou no Conservatório Central de Música de Pequim, onde se diplomou com distinção, e concluiu um Mestrado em Música no Mannes College of Music de Nova Iorque, onde estudou com o violinista David Nadien.
O violinista e crítico musical Henry Roth elogiou a musicalidade e a técnica sólida de Bin Chao no seu livro Grandes Violinistas, livro este que faz uma análise sobre os 100 maiores violinistas do século XX, de acordo com a perspetiva do seu autor.
Em 1984 foi 2.º classificado no Concurso Nacional de Violino da China. Como solista, recitalista e músico de câmara, atuou por toda a Europa e na América do Norte. Mudou-se para Lisboa em 1991, tendo participado nos principais festivais de música em Portugal e ainda no Festival de Aspen e no Festival Schumann de Nova Iorque.
Em 2001 foi solista convidado no prestigiado Annual English Handbell Festival, em Nova Iorque. Entre 1999 e 2001, ensinou violino em Nova Iorque, integrado na iniciativa da Fundação Midori de levar a música às escolas públicas. Foi professor na Universidade de Évora e desde 2007 ensina violino, viola e música de câmara no Instituto Piaget. Desde 2010, colabora com o Conservatório de Música da Universidade de Lawrence, em Appleton, Wisconsin, nos Estados Unidos da América. Bin Chao toca num violino Carlo Giuseppe Testore de 1715, tendo também instrumentos dos luthiers Antonio Capela e Judith Bauer, entre outros. Desde 2014, é professor de violino na Escola Superior de Música de Lisboa.
-
Jorge Teixeira
Violino
Jorge Teixeira concluiu o Curso Superior de Violino em 1987 no Conservatório Nacional de Lisboa, na classe da professora Leonor Prado, tendo prosseguido os estudos com Tibor Varga na Academia de Arcos de Sion (Suíça) como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura. Licenciou-se em Música, variante de Instrumento (Violino) em 2000, pela Escola Superior de Música de Lisboa. Posteriormente, concluiu o Curso de Profissionalização em Serviço – Grupo Música, Violino e Música de Conjunto, na Universidade Aberta.
Participou em diversas masterclasses com Gerardo Ribeiro, Alberto Lisy e Tibor Varga. Foi concertino da Orquestra Sinfónica Juvenil e da Orquestra das Escolas de Música Particulares, tendo integrado a Orchestre des Jeunes de la Méditerranée, a Orchestre Philharmonique de l’Europe, e a Orchestre de l’Académie des Archets. Colaborou com a Orquestra Sinfónica da RDP, a Orquestra de Câmara Pedro Álvares Cabral e a Orchestre des Pays de Savoie.
No âmbito da música de câmara, foi elemento do Quarteto Capela, tendo realizado concertos em todo o país, bem como em Londres, Paris, Washington D.C., Nova Iorque, Santa Barbara e São Diego e participado na gravação de várias edições discográficas. Continua a desenvolver atividade regular neste domínio, integrando o Ensemble Alorna e o Lisbon Chamber Ensemble, e apresentando-se, entre outros locais, no Centro Cultural de Belém, no Centro Cultural de Cascais, no Palácio Foz, no Museu do Oriente e na Fundação Calouste Gulbenkian.
Jorge Teixeira é professor na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha, instituição onde iniciou os seus estudos musicais. É membro da Orquestra Gulbenkian desde 1991.
-
Lu Zheng
Viola
Lu Zheng nasceu em agosto de 1977, em Tian Jin, na China. Começou a estudar violino e viola de arco aos seis anos de idade. Entre 1989 e 1997, frequentou o Conservatório Central de Música, em Pequim, onde realizou estudos complementares e superiores de viola. Entre 1994 e 1997, foi Viola Principal da Orquestra Juvenil da China. Em 1998 foi um dos membros fundadores do Chinese Quartet, tendo-se apresentado com este grupo nos Festivais de Música de Évora e do Algarve, a convite da Fundação Oriente. Entretanto, aperfeiçoou-se em música de câmara com Max Rabinovitsj e em viola de arco com Barbara Friedhoff e Bruno Pasquier.
Entre 2000 e 2004, Lu Zheng foi Solista B da Orquestra Metropolitana de Lisboa. É professor de viola de arco e música de câmara e apresenta-se regularmente em recitais a solo e de música de câmara. Ingressou na Orquestra Gulbenkian em 2005.
-
Raquel Reis
Violoncelo
Raquel Reis estudou com Isabel Boiça no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian e concluiu a licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe de violoncelo de Paulo Gaio Lima. Recebeu primeiros prémios no Concurso de Interpretação das Caldas da Rainha, no Samuel and Elinor Thaviu Endowed Scholarship Competition in String Performance (Northwestern University) e no Winnetka Music Club Scholarship.
Em 2007 concluiu o Mestrado em String Performance na Northwestern University School of Music, em Chicago, com Hans Jensen. Foi bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia e da Fundação Calouste Gulbenkian.
Raquel Reis integrou a Orquestra Juvenil da União Europeia e a orquestra Spira Mirabilis e apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Académica Metropolitana e a Orquestra Clássica de Espinho. Integra o Trio Pessoa, com o qual gravou o CD Pessoa dedicado à música portuguesa. Gravou também o CD Mundo Grande, de música luso-brasileira. Integra a Orquestra Gulbenkian desde setembro de 2007.
Luís de Freitas Branco
Antonín Dvořák
A Orquestra Gulbenkian é formada por instrumentistas de grande qualidade técnica e artística. Ao longo de cada temporada, estes apresentam-se também em recitais de música de câmara, com entrada gratuita. Ao mesmo tempo contribuem de forma relevante para uma melhor apreciação e valorização da música de câmara, desde o repertório corrente do género até à estreia de novas obras.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.