Sebastian Heindl
Rising Stars – Portas Abertas
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian- Órgão
-
Sebastian Heindl
Órgão
Nos últimos anos, Sebastian Heindl atraiu a atenção do público e da crítica ao ganhar vários prémios em concursos internacionais. Em 2019 venceu a Longwood Gardens Organ Competition (EUA), considerada um das mais prestigiadas competições de órgão a nível mundial.
Sebastian Heindl recebeu a sua formação musical inicial como coralista do famoso Thomanerchor de Leipzig, na igreja de São Tomás onde Johann Sebastian Bach foi diretor musical. Posteriormente, continuou os seus estudos de música sacra no Conservatório de Leipzig com o professor Martin Schmeding.
Graças ao virtuosismo das suas interpretações, à sua ousadia e ao seu carisma, é um artista muito apreciado nos principais palcos de concertos como a Filarmónica de Berlim. As digressões levaram-no a vários países, incluindo França, Suíça, Áustria, Hungria, Reino Unido, Irlanda, Rússia, EUA e Canadá. Além disso, toca frequentemente em muitos instrumentos históricos na Alemanha.
O seu álbum de estreia, gravado aos 17 anos, foi elogiado com entusiasmo pela imprensa. Durante a pandemia de COVID-19, participou em várias produções de filmes-concerto do Festival Bach de Leipzig e num concerto com o Berlin Philharmonic Brass Ensemble para o Digital Concert Hall. Graças à sua atividade frequente nas redes sociais e na internet, especialmente no YouTube, tem levado a música para órgão a milhares de pessoas.
Sebastian Heindl é também compositor e improvisador. A sua linguagem musical, marcadamente pessoal, consiste em elementos da música jazz moderna e estruturas formais clássicas. Em 2022 foi nomeado diretor de música sacra na Kaiser Wilhelm Gedächtniskirche, em Berlim.
Johann Sebastian Bach
Tocata em Fá maior BWV 540
Sebastian Heindl
Prelúdio e Fuga sobre os nomes “G.C.B.” e “B-a-c-h”
(obra dedicada a Georg Christoph Biller, antigo Kantor da igreja de São Tomé, em Leipzig)
Johann Sebastian Bach
Concerto Italiano em Fá maior BWV 971
Moritz Eggert
Orck*
Sebastian Heindl
Rock-Toccata, em Dó menor
Programa de sala (PDF 372 KB)
* Encomenda Konzerthaus Dortmund e Festspielhaus Baden-Baden, com o apoio ECHO.
Sebastian Heindl é apresentado por Konzerthaus Dortmund e Festspielhaus Baden-Baden.
Enquanto membro da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, composta por um conjunto de prestigiadas salas de concertos do continente europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian abre de novo as suas portas para receber o ciclo Rising Stars.
Ao longo de um dia musicalmente intenso, o foco incidirá nas estrelas ascendentes da interpretação e da criação musical contemporâneas, podendo o público constatar, ao vivo, a excecionalidade de alguns dos jovens selecionados para integrarem os Rising Stars. Mais uma vez, o programa privilegia a diversidade de propostas, com atuações de músicos de excecional talento. Em contexto de Portas Abertas, é disponibilizada uma programação variada e uma atmosfera musical festiva em ambiente informal.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.