Sean Shibe
Rising Stars – Portas Abertas
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian- Guitarra
-
Sean Shibe
Guitarra
De ascendência inglesa e japonesa, Sean Shibe nasceu em Edimburgo em 1992. Estudou com Allan Neave no Royal Conservatoire of Scotland, e com Paolo Pegoraro em Itália. É um dos guitarristas mais versáteis da atualidade. Foi o primeiro guitarrista a ser selecionado para o programa New Generation Artists da BBC Radio 3, a beneficiar de uma bolsa Borletti-Buitoni Trust e, em 2018, a receber o prémio para jovens artistas da Royal Philharmonic Society. As suas gravações foram distinguidas com dois prémios Gramophone e um Opus Klassik. Em 2022 recebeu o Prémio Leonard Bernstein.
Juntamente com suas próprias transcrições das suites para alaúde de J. S. Bach e de manuscritos escoceses do século XVII, Shibe continua a explorar e a expandir o repertório para o seu instrumento com obras recentes de Daniel Kidane, David Fennessy, Shiva Feshareki, David Lang, Julia Wolfe, Freya Waley-Cohen, Thomas Adès, Helen Grime ou Cassandra Miller.
Destaques de temporadas recentes incluem a estreia em Nova Iorque, no 92NY, seguindo-se digressões nos EUA, com o Quatuor van Kuijk, e no Reino Unido, com o Manchester Collective, e também presenças no Festival de Schleswig-Holstein (em 2022, com Krzysztof Urbanski e Christoph Eschenbach, e em 2023, com o tenor Karim Sulayman), no Concertgebouw de Amesterdão, nos Festivais de East Neuk, Aldeburgh, Norfolk e Norwich, no Southbank Centre, em Londres, na Academia Liszt de Budapeste, na Alte Oper Frankfurt, no Heidelberger-Frühling, no Festival de Mecklenburg-Vorpommern, no Auditório Musashino de Tóquio e no Festival de Verão de Marlboro, este último a convite de Mitsuko Uchida. Colaborações recentes incluem os BBC Singers, o flautista Adam Walker, os cantores Allan Clayton, Ben Johnson, Robert Murray e Robin Tritschler e a performer e realizadora de cinema Marina Abramović.
Recentemente, foi lançado um segundo álbum pela Pentatone, intitulado Lost & Found, com repertório de Hildegard von Bingen, Olivier Messiaen, Moondog, Julius Eastman, Bill Evans, Chick Corea, Meredith Monk, Shiva Feshareki, Oliver Leith e Daniel Kidane. O CD de estreia de Shibe na Pentatone, Camino (2021), é um programa introspetivo de música francesa e ibérica. Realizou também várias gravações para a Delphian Records, com destaque para o álbum Bach (2020), que recebeu um prémio Gramophone.
Agustín Barrios Mangoré
La Catedral
Federico Mompou
Suite Compostelana
Manuel de Falla
Homenaje, pour le Tombeau de Claude Debussy
Francis Poulenc
Sarabande
Thomas Adès
Forgotten Dances *
Programa de sala (PDF 285 KB)
* Encomenda Barbican Centre, com o apoio ECHO.
Sean Shibe é apresentado por Barbican Centre.
Enquanto membro da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, composta por um conjunto de prestigiadas salas de concertos do continente europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian abre de novo as suas portas para receber o ciclo Rising Stars.
Ao longo de um dia musicalmente intenso, o foco incidirá nas estrelas ascendentes da interpretação e da criação musical contemporâneas, podendo o público constatar, ao vivo, a excecionalidade de alguns dos jovens selecionados para integrarem os Rising Stars. Mais uma vez, o programa privilegia a diversidade de propostas, com atuações de músicos de excecional talento. Em contexto de Portas Abertas, é disponibilizada uma programação variada e uma atmosfera musical festiva em ambiente informal.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.