Mathis Stier
Rising Stars – Portas Abertas
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste Gulbenkian- Fagote
- Cravo, Piano
-
Mathis Stier
Fagote
Mathis Stier é um músico versátil, que gosta de percorrer tanto os caminhos consagrados como os inovadores. Apresenta-se com formações diversas, tocando um repertório que se estende desde a música antiga até a contemporânea e à improvisação. Em 2022 abordou a música do século XVIII no seu álbum de estreia Sentiment, na Alpha classics.
Depois de ter recebido o 2.º prémio e o prémio do público no Concurso Internacional de Música ARD, apresentou-se no Festival Beethoven de Bona e na Philharmonie de Colónia, bem como nos auditórios de música de câmara do Konzerthaus de Berlim e da Elbphilharmonie de Hamburgo, com a Orquestra Sinfónica WDR, o Ensemble Reflektor, a Orquestra de Câmara de Munique e a Orquestra de Câmara da Lituânia.
Como músico de câmara, tocou com o Quarteto Goldmund, o Franz Ensemble e o Carousel Ensemble. Foi convidado para festivais de música de câmara em França e Espanha e apresenta-se frequentemente com o acordeonista Julius Schepansky. Como músico de orquestra, tocou com a Orquestra Filarmónica de Berlim, a Orquestra do Real Concertgebouw de Amesterdão, a Orquestra Sinfónica da Rádio da Baviera e a Mahler Chamber Orchestra. Desde 2016, é fagotista solista da Orquestra Sinfónica WDR, em Colónia.
-
Rie Akamatsu
Cravo e Piano
Rie Akamatsu nasceu em Saitama, no Japão. Realizou estudos superiores de música na Universidade de Música Kunitachi, em Tóquio, e na Hochschule für Musik und Tanz, em Colónia, tendo-se diplomado em piano solo e de acompanhamento. Paralelamente, recebeu importantes incentivos de Pierre-Laurent Aimard, Dang Tai Son, Pavel Gililov, Michel Beroff, Dina Yoffe, Antony Spiri, Cristian Beldi, Christoph Prégardien, Michael Gees, Roger Vignoles e Konrad Richter, entre outros.
Rie Akamatsu aborda um vasto repertório e apresenta-se com regularidade no Japão e no estrangeiro como pianista acompanhadora ou integrada em grupos de música de câmara. O seu domínio instrumental estende-se aos instrumentos históricos como o pianoforte e o cravo, tendo um espírito aberto em relação a projetos experimentais.
Recebeu o primeiro prémio no concurso interno “Liedduo” da Hochschule für Musik und Tanz em 2015 e o Prémio Festival Vocallis em 2016. Em 2017 venceu o Concurso Internacional de Música de Câmara de Chieri, em Itália. Em 2018 apresentou-se na Philharmonie de Colónia. Desde 2017, toca regularmente com Mathis Stier, fagotista solista da Orquestra Sinfónica WDR, tendo-se apresentado em duo no Festival Beethoven de Bona, no Konzerthaus de Berlim e na Elbphilharmonie de Hamburgo.
Rie Akamatsu é também pianista acompanhadora na classe de fagote de Georg Klütsch, bem como nas classes de canto e de trompete da Hochschule für Musik und Tanz. É regularmente convidada a colaborar em concursos nacionais e internacionais como o Concurso de Música da ARD, o Concurso de Markneukirchen ou o Deutscher Musikwettbewerb.
Philipp Böddecker
Sonata sopra “La Monica”, para fagote e baixo contínuo
María Sigfúsdóttir
Remembering, para fagote e eletrónica *
Camille Saint-Saëns
Sonata para Fagote e Piano, em Sol maior, op. 168
Lera Auerbach
I walk unseen
Heinz Holliger
Klaus-Ur, para fagote solo
Daniel Schnyder
Sonata para Fagote e Piano
Programa de sala (PDF 270 KB)
* Encomenda Elbphilharmonie e Kölner Philharmonie, com o apoio ECHO.
Mathis Kaspar Stier é apresentado por Elbphilharmonie e Kölner Philharmonie.
Enquanto membro da rede ECHO – European Concert Hall Organisation, composta por um conjunto de prestigiadas salas de concertos do continente europeu, a Fundação Calouste Gulbenkian abre de novo as suas portas para receber o ciclo Rising Stars.
Ao longo de um dia musicalmente intenso, o foco incidirá nas estrelas ascendentes da interpretação e da criação musical contemporâneas, podendo o público constatar, ao vivo, a excecionalidade de alguns dos jovens selecionados para integrarem os Rising Stars. Mais uma vez, o programa privilegia a diversidade de propostas, com atuações de músicos de excecional talento. Em contexto de Portas Abertas, é disponibilizada uma programação variada e uma atmosfera musical festiva em ambiente informal.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.