Maria João Pires e Matthias Goerne
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
- 28,00 € – 70,00 €
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Barítono
- Piano
-
Matthias Goerne
Barítono
Matthias Goerne nasceu em Weimar e estudou com Hans-Joachim Beyer, Elisabeth Schwarzkopf e Dietrich Fischer-Dieskau. Presença assídua em prestigiados festivais de música e salas de concertos, apresentou-se também várias vezes no Grande Auditório Gulbenkian. Entre os maestros com os quais colaborou destacam-se Claudio Abbado, Herbert Blomstedt, Riccardo Chailly, Christoph von Dohnányi, Gustavo Dudamel, Christoph Eschenbach, Daniele Gatti, Bernard Haitink, Manfred Honeck, Mariss Jansons, Neeme Järvi, Paavo Järvi, Vladimir Jurowski, Yannick Nézet-Séguin, Seiji Ozawa, Antonio Pappano, Kirill Petrenko, Simon Rattle, Esa-Pekka Salonen ou Franz Welser-Möst. Em recital, partilhou o palco com pianistas como Pierre-Laurent Aimard, Leif Ove Andsnes, Alfred Brendel, Christoph Eschenbach e Elisabeth Leonskaja.
Desde a sua estreia no Festival de Salzburgo, em 1997, atua regularmente nos principais palcos de ópera, incluindo Royal Opera House, Ópera Nacional de Paris, Ópera de Viena ou Metropolitan Opera de Nova Iorque. A escolha criteriosa do seu repertório permitiu-lhe construir um sólido conjunto de interpretações, as quais incluem personagens wagnerianos (Wolfram, Amfortas, Kurwenal ou Wotan) e papéis principais em Wozzeck de A. Berg, O Castelo do Barba Azul de B. Bartók ou Lear de A. Reimann.
A discografia de Matthias Goerne foi distinguida com muitos prémios, incluindo cinco nomeações para os Grammy, o prémio ICMA, o Gramophone Award, o BBC Music Magazine Vocal Award, o Diapason d’Or e o ECHO Klassik. Para a editora Deutsche Grammophon gravou Lieder de Beethoven, com Jan Lisiecki; Im Abendrot – canções de Wagner, R. Strauss e Pfitzner, com Seong-Jin Cho; um álbum de canções de Berg, Schumann, Wolf, Chostakovitch e Brahms, com Daniil Trifonov; e o recente Schubert revisited, com a Deutsche Kammerphilharmonie Bremen e Florian Donderer, lançado em janeiro de 2023.
Para além de uma série de recitais na Europa e nos EUA, com Evgeny Kissin, na presente temporada Matthias Goerne tem agendada uma extensa digressão de concertos e recitais na China. Em outubro de 2023, estreou Schumannliebe, de Jörg Widmann, na Casa da Música, com o Remix Ensemble, seguindo depois para Hamburgo e Colónia. Destaque ainda para apresentações com a NDR Elbphilharmonie Orchestra e para o regresso ao Festival de Salzburgo, no verão.
De 2001 a 2005, Matthias Goerne foi professor honorário de interpretação de Lied na Academia de Música Robert Schumann, em Düsseldorf. É Membro Honorário da Royal Academy of Music, em Londres.
-
Maria João Pires
Piano
Maria João Pires nasceu em Lisboa em 1944. Tocou pela primeira vez em público aos quatro anos de idade e aos cinco deu o seu primeiro recital. Foi aluna de piano de Campos Coelho, tendo estudado também com Francine Benoît. Posteriormente prosseguiu a sua formação musical na Alemanha, com Rosl Schmid e Karl Engel. Como solista de concerto e em recital, tornou-se na mais célebre pianista portuguesa de sempre e uma das artistas mais destacadas internacionalmente. A sua carreira passou pelos principais palcos mundiais, onde colaborou com maestros de renome internacional e com as mais prestigiadas orquestras. Destaque também para as suas inspiradas e muito aplaudidas gravações como solista e no domínio da música de câmara.
Desde a década de 1970, Maria João Pires tem-se também dedicado a refletir sobre a influência da arte na vida, nas comunidades e na educação. O seu objetivo é o de encontrar novas formas de afirmação desta linha de pensamento na sociedade, respeitando o desenvolvimento dos indivíduos e das culturas e encorajando a partilha de ideias. Em 1999 criou o Centro de Artes de Belgais, para o estudo das artes em Portugal, lugar onde organiza regularmente workshops interdisciplinares para músicos profissionais e amadores, além de concertos e gravações. Num futuro próximo, estes poderão ser partilhados com a comunidade digital internacional. Em 2012, na Bélgica, Maria João Pires iniciou dois projetos complementares: os Partitura Choirs, um projeto de coros infantis destinado a crianças oriundas de ambientes socialmente desfavorecidos como o Hesperos Choir e os Partitura Workshops. Todos os projetos Partitura têm como objetivo criar uma dinâmica altruísta entre artistas de diferentes gerações, propondo uma alternativa a uma realidade demasiado focada na competitividade, uma filosofia que tem vindo a ser divulgada internacionalmente.
Franz Schubert
A pianista Maria João Pires e o barítono Matthias Goerne, dois extraordinários intérpretes da obra de Franz Schubert, interpretam Viagem de Inverno, um dos mais fascinantes ciclos de canções escritos pelo compositor austríaco. Dedicado à figura romântica do viajante, que atravessa um inverno habitado pela dúvida e pelas memórias, este ciclo é um exemplo sublime da elegância dos Lieder de Schubert. Depois das Schubertiades que recriou na temporada passada no Grande Auditório, Maria João Pires encontra agora em Goerne o cúmplice ideal para uma nova jornada schubertiana.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.