Lucas Debargue
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
25% – Menores de 30
10% – Maiores de 65
Cartão Gulbenkian:
50% – Menores de 30
15% – Maiores de 65
- Piano
-
Lucas Debargue
Piano
O pianista francês Lucas Debargue revelou-se ao grande público no 15.º Concurso Internacional Tchaikovsky, realizado em Moscovo em 2015, tendo recebido o cobiçado Prémio da Associação de Críticos Musicais de Moscovo. Após este auspicioso início, foi sendo sucessivamente convidado a tocar a solo e a colaborar com importantes orquestras, apresentando-se em prestigiados palcos como a Philharmonie de Berlim, o Concertgebouw de Amesterdão, o Konzerthaus de Viena, o Théâtre des Champs-Élysées e a Philharmonie de Paris, o Wigmore Hall e o Royal Festival Hall de Londres, a Alte Oper Frankfurt, a Philharmonie de Colónia, o Suntory Hall de Tóquio, o Conservatório Tchaikovsky de Moscovo, o Teatro Mariinsky de São Petersburgo ou o Carnegie Hall de Nova Iorque, sob a direção de maestros como Mikhail Pletnev, Vladimir Jurowski, Andrey Boreyko, Tugan Sokhiev, Vladimir Spivakov ou Bertrand de Billy. Os seus parceiros de música de câmara incluem Gidon Kremer, Janine Jansen e Martin Fröst.
Lucas Debargue nasceu em 1990 e começou a estudar piano aos onze anos. Em paralelo com a exploração do repertório pianístico, diplomou-se em Literatura, tendo também concluído uma pós-graduação em Arte. Aos vinte anos, começou a estudar com a professora Rena Shereshevskaya, na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, o que viria a determinar a sua decisão de se tornar pianista profissional. Músico dotado de grande curiosidade e poder de comunicação, enriquece a sua inspiração com a literatura, a pintura ou o cinema, desenvolvendo uma visão musical muito pessoal. Para além da interpretação das obras consagradas do repertório pianístico, toca também peças de compositores menos conhecidos como Karol Szymanowski, Nikolai Medtner ou Miłosz Magin. Dedica uma parte do seu tempo à composição, tendo escrito mais de vinte obras para piano solo e para agrupamentos de música de câmara. Como artista convidado permanente da Kremerata Baltica, foi-lhe encomendada a composição de uma ópera de câmara.
Artista exclusivo da Sony Classical, Lucas Debargue gravou para esta editora música de Scarlatti, J. S. Bach, Beethoven, Schubert, Chopin, Liszt, Ravel, Medtner e Szymanowski. Com a Kremerata Baltica e Gidon Kremer, gravou um CD dedicado ao compositor polaco Miłosz Magin. Já em 2024, foi lançado o seu novo projeto de gravação integral das obras para piano de Gabriel Fauré, assinalando o centenário da morte do compositor.
A revelação de Lucas Debargue no Concurso Tchaikovsky é o tema do documentário To music, realizado por Martin Mirabel e produzido pela Bel Air Media. Foi exibido no Festival Internacional de Cinema de Biarritz.
Gabriel Fauré
Ludwig van Beethoven
Fryderyk Chopin
Gabriel Fauré
Ludwig van Beethoven
Fryderyk Chopin
No ano em que assinala o centenário da morte do compositor francês Gabriel Fauré, Lucas Debargue, uma das maiores revelações pianísticas da última década, mergulhou a fundo na obra do seu conterrâneo e gravou uma integral da escrita de Fauré para piano. Este monumental projeto, garante Debargue, transformou para sempre a sua vida “como pessoa e como músico”. Neste aguardado regresso à Gulbenkian Música, o pianista que diz inspirar-se na literatura, na pintura, no cinema e no jazz, promove um diálogo entre Fauré, Beethoven e Chopin.
Mecenas Ciclo de Piano
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.