Jordi Savall

Hespèrion XXI

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  • Viola da gamba, Direção

Innocentio Alberti (ca. 1535-1615)

Pavan of Alberti – Gallyard a 5

Christopher Tye (? -1572)

In Nomine Crye a 5

Robert Parsons (1535-1572)

The song called trumpets a 6

Pierre Attaignant (1494-1552)

Pavane de la Guerre

Orlando Gibbons (1583-1625)

In Nomine a 5

John Dowland (1563-1626)

Semper Dowland semper dolens The King of Denmark’s Galliard

Giovanni Maria Trabaci (1575-1647)

Durezze e ligature

Giuseppe Guami (ca. 1540-ca. 1611)

Canzon 4 Sopra “La Battaglia”

Clement Woodcock (1540-1590)

Browning my dear a 5

Anthony Holborne (1545-1602)

Galliard

John Ward (1571-1638)

Fantasia n.º 4

Anónimo (mss. Philidor, 1600-1620)

Pavane de la petitte Guerre – Gaillarde a 6 Bourée d’Avignonez
— Intervalo 20 min —

William Brade (1560-1630)

Turkische Intrada

Alfonso Ferrabosco (1575-1628)

Four Note Pavan

William Brade

Galliard a 6

John Jenkins (1592-1678)

The Bell Pavan a 6

Sebastián Aguilera de Heredia (1561-1627)

Tiento de Batalla

Samuel Scheidt (1587-1654)

Galliard Battaglia

William Lawes (1602-1645)

Paven V a 5

Robert Johnson (c.1583-c.1633) / William Brade

The Kings Morisco

Henry Purcell (1659-1695)

Fantasia upon one note

Johann Sebastian Bach (1685-1750)

Contrapunctus 9 alla duodecima

Joan Cabanilles (1644-1712)

Obertura – Corrente italiana
Duração aproximada: 110 min.
Programa de sala (PDF 476 KB)

 

Na sequência do incansável e inestimável trabalho de recuperação e revalorização da música medieval, renascentista e barroca, durante muito tempo caída no esquecimento, o maestro catalão Jordi Savall e o seu Hespèrion XXI apresentam um programa de consort music, balizado entre 1550 e 1750. Incluindo compositores como Dowland, Purcell ou Bach, entre muitos outros menos conhecidos, o foco é dirigido às “mais belas peças da segunda parte da Renascença até ao período do Barroco”, segundo Savall, tocadas por uma formação de violas da gamba, o instrumento em que o músico se especializou.

Mecenas Gulbenkian Música

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