Evgeny Kissin
Slider de Eventos
Data
- / Cancelado / Esgotado
Local
Grande Auditório Fundação Calouste GulbenkianPreço
50% – Menores de 30 anos
15% – Maiores de 65 anos
- Piano
-
Evgeny Kissin
Piano
Evgeny Kissin nasceu em Moscovo em 1971. Aos seis anos de idade ingressou na Escola de Música Gnessin, em Moscovo, onde estudou com Anna Pavlovna Kantor, sua única professora. Aos onze anos estreou-se em público, em Moscovo. Em 1984 despertou a atenção internacional quando interpretou os dois Concertos para Piano de Chopin, com a Filarmónica de Moscovo e o maestro Dimitri Kitaenko, no Conservatório de Moscovo, concerto gravado ao vivo pela Melodia.
A sua primeira apresentação fora da Rússia teve lugar em 1985. Apresentou-se no Japão no ano seguinte e, em 1987, estreou-se no Festival de Berlim. Em 1988 realizou uma digressão europeia com os Virtuosos de Moscovo e Vladimir Spivakov, estreou-se em Londres, com a Sinfónica de Londres e Valery Gergiev, e tocou com a Filarmónica de Berlim, sob a direção de Herbert von Karajan. Em 1990 estreou-se nos BBC Proms e apresentou-se pela primeira vez nos Estados Unidos da América, com a Orquestra Filarmónica de Nova Iorque e Zubin Mehta.
O invulgar virtuosismo e a qualidade poética das interpretações de Evgeny Kissin guindaram-no a um lugar de destaque entre os principais pianistas da sua geração. Colabora com orquestras e maestros de renome internacional, realizando frequentes digressões de concertos e recitais por todo o mundo. Ao longo dos anos, estabeleceu uma forte relação artística e pessoal com a Fundação Gulbenkian, tendo atuado diversas vezes com a Orquestra Gulbenkian no Grande Auditório e em digressão.
Evgeny Kissin foi distinguido com numerosos prémios musicais: Prémio de Cristal do Auditório de Osaka (1987), “Músico do Ano” da Academia de Música Chigiana di Siena (1991), “Jovem Músico do Ano” para a Musical America (1995), Prémio Triumph (Rússia, 1997), entre outros. Foi o primeiro pianista a apresentar-se em recital nos BBC Proms (1997) e, em 2000, o primeiro pianista convidado a tocar no concerto de abertura deste festival. Foram-lhe atribuídos doutoramentos honorários pela Escola de Música de Manhattan, pela Universidade de Hong-Kong, pela Universidade Hebraica de Jerusalém e pela Universidade Ben-Gurión de Beer Sheba. Recebeu o Prémio Chostakovitch em 2003 e, em 2005, foi nomeado Membro Honorário da Royal Academy of Music, em Londres. As suas gravações foram premiadas com os principais galardões internacionais.
Johann Sebastian Bach
Fantasia Cromática e Fuga, em Ré menor, BWV 903
Wolfgang Amadeus Mozart
Sonata para Piano n.º 9, em Ré maior, K. 311
Fryderyk Chopin
Scherzo n.º 2, em Si bemol menor, op. 31
— Intervalo de 20 min —
Sergei Rachmaninov
Lilases op. 21 n.º 5
Prelúdio em Lá menor, op. 32 n.º 8
Prelúdio em Sol bemol maior, op. 23 n.º 10
Études-Tableaux, op. 39/1, 2, 4, 5, 9
Sergei Rachmaninov
Morceaux de Fantasie, op. 3
– n.º 3, Mélodie em Mi maior
– n.º 5, Sérénade, em Si bemol menor
Considerado um dos maiores pianistas em atividade, Evgeny Kissin construiu uma rara reputação, consolidada não só pela sua superior capacidade técnica, mas também pela grande intensidade interpretativa e por uma sensibilidade musical extremamente apurada. Como se a sua arte fosse uma simples extensão do seu corpo, diria ao New York Times que “tocar música é a forma como me expresso melhor”. Tendo-se imposto rapidamente no circuito internacional, aos 19 anos já era recebido em euforia na Filarmónica de Berlim ou na Filarmónica de Nova Iorque. Agora, chegado aos 50 anos, a maturidade refinou as suas conhecidas virtudes, sem perder um grama de fulgor.
Mecenas Gulbenkian Música
A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através do formulário Pedido de Informação.