F. L. Simecek. Escultor-Sculpteur (1898 – 1950)

Exposição de 25 esculturas e 10 bustos do artista suíço François-Louis Simecek (1898-1950), comissariada pela filha do escultor, Françoise Simecek. A mostra pretendeu dar a conhecer ao público português a pequena e desconhecida obra de Simecek, na qual predominam esculturas de vulto, relevos e bustos de personalidades com as quais o escultor se relacionou.
Exhibition of 25 sculptures and 10 busts by Swiss artist François-Louis Simecek (1898-1950) curated by the sculptor's daughter, Françoise Simecek. The show sought to expose the Portuguese public to Simeck's limited and relatively unknown oeuvre, which consisted mostly of statues, reliefs and busts of people the artist knew.

A exposição de escultura de François-Louis Simecek (1898-1950), organizada pelo Serviço de Exposições e Museografia da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), foi inaugurada a 8 de março de 1989, contando com a presença de Lucie Simecek, viúva do artista.

O percurso deste artista suíço é descrito por José Sommer Ribeiro, diretor do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, na introdução do catálogo da exposição. Só depois de passar pelas profissões de padeiro, soldado, mineiro e joalheiro, François-Louis Simecek se terá iniciado na escultura. Ao longo de quase trinta anos de atividade artística (1923-1950), realizou bustos de figuras de referência, como a do escultor Charles Despiau, o bailarino e coreógrafo Serge Lifar, Pablo Picasso ou o historiador de arte Élie Faure, com as quais mantinha relações de amizade.

Charles Gagnebin refere-se à personalidade artística de Simecek como «uma união original de qualidades humanas, intelectuais e artísticas de primeira ordem: invenção audaciosa; senso plástico dos volumes, das formas e das linhas que procuram a essência significativa, única e simples dos seres; perspicácia de análise e firmeza de síntese; habilidade técnica e autêntica espiritualidade» (F. L. Simecek. Escultor-Sculpteur (1898-1950), 1989).

As 35 obras de escultura expostas na Galeria de Exposições Temporárias da Sede (piso 01) da FCG mostraram o percurso artístico do escultor. A museografia organizou os trabalhos por tipo e dimensões, formando pequenos núcleos diferenciados de escultura de vulto, bustos e relevos. Algumas obras, como um tríptico em ónix e os rostos em alto-relevo, pela sua constituição em materiais mais frágeis, exigiram cuidados especiais, razão pela qual foram apresentadas em vitrinas.

Uma breve nota de imprensa realçou a presença de uma «“démarche” obsessiva em torno de figuras simbólicas tratadas em formas maciças animadas por ritmos ou tensões interiores», num conjunto de retratos e esculturas que, apesar de restrito, permitia a compreensão do trabalho deste artista plástico («François Simecek», Expresso, 18 mar. 1989).

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

José Sommer Ribeiro (à esq.)
José de Azeredo Perdigão (à esq.) e José Sommer Ribeiro (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00410

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém um convite, correspondência externa e interna, orçamentos e material para o catálogo. 1988 – 1989

Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa / Dossiê BA/FCG

Coleção de dossiês com recortes de imprensa de eventos realizados nas décadas de 80 e 90 do século XX, organizados de forma temática e cronológica. 1984 – 1997

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/019-D02230

Coleção fotográfica, cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0249-D00785

Coleção fotográfica, p.b., cor: aspetos e inauguração (FCG, Lisboa) 1989


Exposições Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.