Carlos Gordilho. Tempo Perpétuo, 1986 – 1988

Exposição individual do artista português Carlos Gordilho (1955), que dava a conhecer o seu trabalho desenvolvido entre 1986 e 1988, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, em Amesterdão: um conjunto de pinturas, desenhos e assemblages.
Solo exhibition of the work of Portuguese artist Carlos Gordilho (1955) presenting work produced in Amsterdam between 1986 and 1988 as a grant recipient of the Calouste Gulbenkian Foundation: a selection of paintings, drawings and assemblages.

Exposição individual do artista português Carlos Gordilho (1955), então residente em Amesterdão.

Entre 1986 e 1987, Carlos Gordilho beneficiara de uma bolsa de estudo de especialização e valorização profissional no estrangeiro, atribuída pelo Serviço de Belas-Artes. Findo esse período, o artista manifestou o seu interesse em expor na Fundação Calouste Gulbenkian uma seleção de trabalhos desenvolvidos no âmbito da sua bolsa.

Apresentada na Sala de Exposições Temporárias do Centro de Arte Moderna (CAM), a mostra apresentava um conjunto de pinturas, desenhos e assemblages realizados em Amesterdão. Se alguns títulos – Templo da Antiga Holanda (1987), Utopia Holandesa (1987) – denunciam a influência da cultura do país que então o artista escolhera para viver, um olhar mais atento encontra influências da arquitetura de Amesterdão nestes seus trabalhos.

No texto para o catálogo, Frank Lubbers observa: «As ideias compositórias revelam um interesse de ordem monumental, provavelmente devido ao emprego arquitectónico dos elementos de imagem das suas pinturas anteriores. Além disso, encontram-se no seu atelier "assemblages" mais pequenas que mostram um interesse directo pela arquitectura. Emprega literalmente materiais de construção nessas "assemblages", como, por exemplo, bocados de ardósia provenientes de antigas igrejas de Amesterdão. A base das suas "assemblages" é formada por elementos pré-existentes, como, por exemplo, velhas caixas de letras. A forma destas tem muito a ver com a arquitectura do século dezassete das casas de canal em Amesterdão.» (Carlos Gordilho. Tempo Perpétuo, 1986-1988, 1989)

A sua experiência daquela cidade singular, das ruas, edifícios, canais, é portanto integrada de diversas formas no trabalho daquele período. Por outro lado, com estes trabalhos Gordilho afastava-se de um certo gesto expressionista que havia marcado a sua produção anterior, e os elementos figurativos até então presentes foram dando lugar a formas geométricas.

A par da sua obra pictórica, Carlos Gordilho desenvolveu vários projetos no campo da performance, tendo apresentado Minha Montanha Holandesa (17 fev. 1989) no Ciclo de Arte Experimental (1989), organizado pelo ACARTE, que coincidiu cronologicamente com esta exposição. Deste modo, o artista teve igualmente oportunidade de dar a conhecer o desenvolvimento do seu trabalho após o período de bolseiro.

Mariana Roquette Teixeira, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00413

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência, faturas, lista de obras para efeitos de seguro, convite. 1987 – 1990

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S005/01/01-P0064-D02540

Coleção fotográfica: inauguração (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S005/01/01-P0064-D02541

Coleção fotográfica p.b., cor ?: aspetos (FCG, Lisboa) 1989

Arquivos Gulbenkian (Centro de Arte Moderna), Lisboa / CAM-S005/01/01-P0064-D02542

Coleção fotográfica p.b., cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1989


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