João Sant'iago

Exposição individual do artista português João Santiago (1918-2014), detentor de um percurso artístico multifacetado, que inclui a criação de cenários e figurinos para teatro, a arquitetura de interiores, a ilustração e a crítica de arte. A exposição contou com um total de 68 pinturas em tela e técnica mista de caráter surrealista.
Solo exhibition of the work of Portuguese artist João Sant'iago (1918-2014), whose multifaceted creative career spanned costume and stage design for theatre, interior architecture, illustration, and art criticism. The exhibition consisted of 68 surrealist paintings in mixed media on canvas.

Autor de percurso artístico multifacetado, que passou pela criação de cenários e figurinos para teatro, pela arquitetura de interiores, pela ilustração e pela crítica de arte, João Sant’iago (1918- 2014) apresentou na Galeria de Exposições Temporárias do Edifício Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 01) uma mostra de 60 pinturas em tela e técnica mista, de caráter surrealista.

A inauguração da exposição, realizada a 24 de outubro de 1988, contou com a presença do presidente da República Mário Soares e foi noticiada no jornal A Capital como um evento que reuniu «arquitectos, escritores, pintores, escultores – nomes de relevo na cultura portuguesa. O ambiente era de admiração e por todo o lado se ouviam elogios» (A Capital, 25 out. 1988).

Na imprensa escrita nacional, a exposição seria recebida de forma desigual: defendida e elogiada pelo crítico Mário de Oliveira, autor do texto do catálogo, e veemente criticada num artigo do jornal Expresso. Apesar de não ter sido possível encontrar o artigo em questão, este surge citado por Oliveira: «Entre o silêncio educado e o protesto, mais um?, escolha-se a referência mínima: há pinturas que se vendem nos passeios, casinos ou centros comerciais, e outras ainda em galerias e fundações […], por vezes movimentam-se interesses mais obscuros e baralham-se os locais – não é uma questão de hierarquias, mas de critérios, gostos, culturas ou simples usos dos objectos. Neste caso percebe-se que o serviço de exposições teve de engolir o frete. Mas o público da Gulbenkian, baralhado pela frequência dos acidentes, é capaz de continuar confuso.» (Oliveira, Correio da Manhã, 22 nov. 1988)

Mário de Oliveira rebateria este ponto de vista, afirmando que o público acorreu «aos milhares» à Fundação Calouste Gulbenkian para ver a «notável exposição» (Ibid.).

Num outro artigo, desta feita de Pedro Elósegui Barreiros, publicado no Diário Popular, o trabalho de Sant’iago é elogiado, mas o espaço da exposição é criticado: «Todas as fases, os trabalhos mais marcantes e sobretudo um grande rigor na sequência pictórica (a que, de resto, a sala de exposições da FCG não ajuda muito, porque demasiado compartimentada; retalha) estão ali expostos.» (Barreiros, Dário Popular, 26 out. 1988) Neste artigo, Barreiros elogia também a programação artística da Gulbenkian, afirmando que se trata da exposição de um dos melhores representantes do surrealismo português.

Carolina Gouveia Matias, 2018


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00395

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convites, orçamentos, correspondência interna e externa, material para o catálogo e recortes de imprensa. 1984 – 1989

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0230-D00702

6 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0230-D00703

10 provas, cor: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0230-D00704

15 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0230-D00705

2 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0230-D00706

12 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0230-D00707

7 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1988

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0230-D00708

40 provas, p.b., cor: inauguração (FCG, Lisboa) 1988


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