Margarida Kendall

Exposição de divulgação da obra da pintora portuguesa Margarida Kendall (1946), artista com atividade desenvolvida nos Estados Unidos da América. Comissariada por Josephine G. Greco, a exposição contou com 40 obras de pintura e desenho e foi inaugurada na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 01) no dia 8 de maio de 1984.
Exhibition showcasing the work of US-based Portuguese painter Margarida Kendall (1946). Curated by Josephine G. Greco, the exhibition opened on 8 May 1984 in the Temporary Exhibition Gallery of the Calouste Gulbenkian Foundation's main building (Lower Ground Floor) with a display of 40 paintings and drawings.

A exposição individual de 40 obras de pintura e desenho da pintora portuguesa Margarida Kendall (1946) inaugurou a 8 de maio de 1984 na Galeria de Exposições Temporárias da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian (piso 01).

O documento mais antigo relacionado com a produção da exposição é um apontamento interno da Fundação, datado de 3 de janeiro de 1984, assinado por José Blanco e dirigido a José Sommer Ribeiro, informando sobre o desejo que a pintora Margarida Kendall manifestara de expor o seu trabalho na Fundação Calouste Gulbenkian (FCG).

O comissariado da exposição foi da responsabilidade de Josephine G. Greco, diretora da Osuna Gallery, em Washington, galeria que representava Margarida Kendall nos Estados Unidos da América.

Das obras expostas, pertencem à Coleção Moderna da FCG o conjunto The City, constituído por 12 desenhos que narram a história do mundo, e A Alma e os Ratos de St.ª Gestrudes. A vontade da FCG em adquirir esta obra, processo concluído em fevereiro de 1985, encontra-se expressa na correspondência trocada com a Galeria Osuna durante esse mesmo ano.

O catálogo da exposição reúne um texto de José Sommer Ribeiro, diretor do Serviço de Exposições e Museografia da FCG, seguido de um texto de Anita Reiner, uma das colecionadoras mais relevantes da cidade de Washington, no qual é analisado o significado e pertinência da obra de Margarida Kendall. O prólogo de Sommer Ribeiro identifica a presença de Portugal no trabalho da pintora, referindo como elementos recorrentes nas suas composições o mar, os barcos e as aves, elos de um mistério que se «transforma em fantasia, eivada de grande dramatismo, mas, muitas vezes, não desprovida de grande beleza poética ou de crítica à vida actual» (Margarida Kendall, 1984).

Além da habitual reprodução de obras expostas, o catálogo inclui uma pequena biografia da artista, complementada por uma listagem dos prémios recebidos e uma cronologia das exposições individuais e coletivas em que ela participou.

A exposição foi noticiada nos jornais Comércio do Porto, Diário de Lisboa, Diário de Notícias, Notícias da Tarde, A Tarde, Correio da Manhã, O Diário e O Globo. Grande parte dos pequenos artigos de divulgação indica, para a inauguração e o encerramento, as datas de 21 de março e 16 de abril, respetivamente, calendarização que não se viria a confirmar em virtude de atrasos relacionados com o transporte dos quadros de Washington para Lisboa. O Globo daria notícia desse atraso, informando que a exposição «deveria ter sido inaugurada no passado dia 21 de Abril e que por motivos de força maior teve que ser adiada» (O Globo, 8 mai. 1984).

Mário de Oliveira escreveria no jornal O País que «fez bem a Fundação Calouste Gulbenkian trazer até nós a artista portuguesa Margarida Kendall, desconhecida em Portugal e que nos Estados Unidos da América tem obtido enormes êxitos artísticos» (Oliveira, O País, 24 mai. 1984). O artigo termina dizendo que se trata de «uma exposição a não perder, de uma excelente artista portuguesa, que muito prestígio está a dar à nossa cultura além-fronteiras» (Ibid.).

A documentação analisada contém alguns recortes de imprensa de datação anterior à exposição, incluindo dois artigos de periódicos americanos: um referindo Margarida Kendall como uma das artistas mais inventivas do movimento «post-acid-head surrealistic underground» (Forgey, The Washington Star, 30 set. 1979); outro elogiando o traço surrealista da sua obra (Lewis, Washington Star-News, 3 mai. 1974).

Carolina Gouveia Matias, 2017


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Coleção Gulbenkian

A Alma e os Ratos de Stª Gestrudes

Margarida Kendall

A Alma e os Ratos de Stª Gestrudes, Inv. 85P1438

The City: On sixth day the mad woman ascended to heaven

Margarida Kendall

The City: On sixth day the mad woman ascended to heaven, (1982?) / Inv. DP1848

The City: On the eight day the general tended the windless orchard

Margarida Kendall

The City: On the eight day the general tended the windless orchard, (1982?) / Inv. DP1855

The City: On the eleventh day the king played their deadly game

Margarida Kendall

The City: On the eleventh day the king played their deadly game, (1982?) / Inv. DP1856

The City: On the First Day the Creator fled

Margarida Kendall

The City: On the First Day the Creator fled, (1982?) / Inv. DP1853

The City: On the fitth day the jailer looked over absences in an empty cage

Margarida Kendall

The City: On the fitth day the jailer looked over absences in an empty cage, (1982?) / Inv. DP1852

The City: On the fourth day it rained flowers on the whore

Margarida Kendall

The City: On the fourth day it rained flowers on the whore, (1982?) / Inv. DP1854

The City: On the ninth day the faceless dancer was struck

Margarida Kendall

The City: On the ninth day the faceless dancer was struck, (1982?) / Inv. DP1847

The City: On the second day they came in bottles

Margarida Kendall

The City: On the second day they came in bottles, (1982?) / Inv. DP1857

The City: On the seventh day the Adversary opened the door that none can shut

Margarida Kendall

The City: On the seventh day the Adversary opened the door that none can shut, (1982?) / Inv. DP1846

The City: On the tenth day the Magician lost his power

Margarida Kendall

The City: On the tenth day the Magician lost his power, (1982?) / Inv. DP1850

The City: On the third day the cat watched the train go by...

Margarida Kendall

The City: On the third day the cat watched the train go by..., (1982?) / Inv. DP1849

The City: On the twelfth day the streetsweeper lost his job

Margarida Kendall

The City: On the twelfth day the streetsweeper lost his job, (1982?) / Inv. DP1851


Publicações


Material Gráfico


Fotografias


Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00290

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém convite, orçamentos, correspondência interna e externa, material para o catálogo e recortes de imprensa. 1983 – 1985

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM 00708

Pasta com convites e programas de diversos eventos organizados pelo Serviço de Belas-Artes. 1975 – 1992

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Exposições e Museografia), Lisboa / SEM-S007-P0481-D01361

8 provas, p.b.: aspetos (FCG, Lisboa) 1984


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