Gravure Portugaise Contemporaine

Organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, esta exposição teve como principal objetivo dar a conhecer ao público francês esta instituição e o trabalho de artistas consagrados, como Almada Negreiros e Jorge Barradas, ou representantes da nova geração, como Abel Manta e João Hogan.
Organized by the Calouste Gulbenkian Foundation and by Gravura – Portuguese Engravers Cooperative Society, this exhibition had as its main purposed to make known to the French public this institution and the work of renowned artists, such as Almada Negreiros and Jorge Barradas, or representatives of the new generation, such as Abel Manta and João Hogan.

Organizada pela Fundação Calouste Gulbenkian e pela Gravura – Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, esta exposição teve como principal objetivo dar a conhecer ao público francês aquela sociedade artística e a sua ação, bem como chamar a atenção para aquele que era referido no catálogo como «um dos aspectos mais ricos da renovação da arte moderna em Portugal» (Gravure portugaise contemporaine, 1969).

Nesta mostra foram postos lado a lado os velhos mestres (Almada Negreiros, Jorge Barradas, Carlos Botelho) e a «mensagem artística e gráfica da nova geração», representada por Hogan, Bartolomeu Cid, João Abel Manta, entre outros (Gravure portugaise contemporaine, 1969).

A realização desta exposição contou com o apoio do pintor Paulo Ferreira, que assumiu a elaboração do catálogo e a conceção da montagem, e que, nas palavras do diretor do Centre Culturel Portugais, Joaquim Veríssimo Serrão, «nous a donné une fois de plus la preuve de sa maîtrise artistique et de toute la chaleur qu’il apporte à la diffusion de l’Art portugais au-delà de nos frontières» (Ibid.).

A cooperativa Gravura iniciou a sua atividade em outubro de 1956, fruto da vontade de um grupo de artistas e amadores de arte que almejavam ressuscitar a gravura em Portugal e interessar os colecionadores por obras feitas por intermédio desta técnica. A Fundação Calouste Gulbenkian foi durante muito tempo um importante parceiro desta sociedade, subsidiando exposições, cursos, conferências, simpósios e aquisição de equipamento para os ateliês.

Joana Baião, 2015

Organised by the Calouste Gulbenkian Foundation (FCG) and by the Gravura - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses [the Cooperative Society of Portuguese Printmakers], the main purpose of this exhibition was to raise the French public awareness of this artistic society and its activity, as well as highlighting what was referred in the catalogue as “one of the richest aspects of the renewal of modern art in Portugal” (Gravure Portugaise Contemporaine, 1969).

In this exhibition, the old masters (Almada Negreiros, Jorge Barradas, Carlos Botelho) were put side by side with the “artistic and graphical message of the new generation”, represented by João Hogan, Bartolomeu Cid, João Abel Manta, among others (Gravure Portugaise Contemporaine, 1969).

This exhibition counted with the important support of the painter Paulo Ferreira, responsible for the catalogue and for the exhibition design, who “has once more given proof of his artistic mastery and of all the passion he invests in the spreading of Portuguese art beyond our borders”, according to the director of the Calouste Gulbenkian Paris Branch, the Centre Culturel Portugais, Joaquim Veríssimo Serrão (ibid.).

The Gravura - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses started its activity in October, 1956, and was created by a group of artists and art lovers that aimed to resurrect engraving in Portugal and raise the interest of collectors in artworks made using this technique. The FCG was for a long time an important partner of this society, subsidising exhibitions, courses, conferences, symposia and the acquisition of equipment for the workshops.


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Fotografias em álbum da inauguração da exposição

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15705

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém correspondência variada. 1968 – 1969

Arquivos Gulbenkian (Centre Culturel Portugais de Paris), Lisboa / PRS 04908

Álbum com 98 provas fotográficas: eventos entre 1968 e 1970 (FCG-CCP, Paris). Contém coleção fotográfica: inauguração e aspetos das exposições «Gravure Portugaise Contemporaine» e «Nadir Afonso». 1968 – 1970

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