Novas Igrejas na Alemanha

Exposição de itinerância internacional, realizada em Lisboa com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian e com a colaboração do Movimento de Renovação da Arte Religiosa. A exposição estruturava-se em torno da apresentação de plantas, fotografias e outros elementos referentes às novas igrejas construídas na Alemanha.
Internationally circulating exhibition organised in Lisbon and sponsored by the Calouste Gulbenkian Foundation in collaboration with the Movimento de Renovação da Arte Religiosa (Religious Art Renovation Movement). The show was designed around a display of blueprints, photographs, and other elements relating to recently constructed German churches.

Exposição de itinerância internacional, a sua primeira edição foi organizada por Josef Wendel, cardeal-arcebispo de Munique, e apresentada naquela cidade por ocasião do «Congresso Eucarístico Internacional», em 1960. Antes de vir para Portugal, a exposição foi apresentada na Holanda (1961), na Irlanda (1962) e em Espanha (1963).

A apresentação desta exposição em Portugal foi patrocinada e subsidiada pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), conforme proposta feita por esta instituição à Embaixada da República Federal da Alemanha (Apontamento do Serviço de Belas-Artes, 3 dez. 1963, Arquivos Gulbenkian, SBA 15341).

A FCG comprometeu-se a assumir os encargos com a montagem e desmontagem da exposição, com o transporte e armazenamento das espécies e, ainda, com a cedência de «todo o material de exposição adequado, de que se possa dispor» (Ibid.). Inicialmente previa-se a sua apresentação em Lisboa e no Porto.

A publicação da versão portuguesa do catálogo foi subsidiada pela Embaixada da República Federal da Alemanha e elaborada com a colaboração do Movimento de Renovação da Arte Religiosa, grupo fundado em 1952 com o objetivo de «elevar a arquitectura religiosa e a arte sacra em Portugal a uma maior dignidade e qualidade plástica, numa oposição formal à manutenção dos modelos arquitectónicos de cariz tradicionalista nas novas construções religiosas dos centros urbanos de Lisboa e Porto» (Cunha, MRAR – Movimento de Renovação da Arte Religiosa, 2010. Disponível em: www.snpcultura.org/obs_13_movimento_renovacao_arte_religiosa.html).

Em reunião de trabalho da direção do Serviço de Belas-Artes da FCG com o organizador da exposição, Gottfried Arens (adido cultural da Alemanha), foi decidido que, caso a exposição não pudesse ser realizada em Portugal, se publicasse ainda assim o catálogo em português, «pois que ele seria de todo o interesse para uma projectada futura apresentação do certame no Brasil» (Apontamento do Serviço de Belas-Artes, 12 dez. 1963, Arquivos Gulbenkian, SBA 15341).

A exposição estruturava-se em torno da apresentação de plantas, fotografias e outros «elementos que permitem a apreciação das características das novas Igrejas construídas», entre os quais «objectos de culto executados em diversos metais, alguns dos quais nobres, paramentaria, em seda, linho, brocado, etc., e vários elementos decorativos em diversos materiais e técnicas, como pinturas, vitrais, etc.» (Apontamento do Serviço de Belas-Artes, s.d., Arquivos Gulbenkian, SBA 15341).

Após a sua montagem em Lisboa, a exposição foi apresentada no Brasil, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, entre 10 de junho e 4 de julho de 1965.

Joana Baião, 2015


Ficha Técnica


Artistas / Participantes


Publicações


Material Gráfico


Fotografias

Américo Tomás, presidente da República Portuguesa, e José de Azeredo Perdigão (ao centro)

Documentação


Periódicos


Fontes Arquivísticas

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Belas-Artes), Lisboa / SBA 15341

Pasta com documentação referente à produção da exposição. Contém despachos, convites, correspondência variada e informação sobre despesas. 1963 – 1964

Arquivos Gulbenkian (Serviço de Comunicação), Lisboa / COM-S001/026-D01656

Coleção fotográfica, p.b.: inauguração (Sociedade Nacional de Belas-Artes, Lisboa) 1964


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