Vista do Monte Brasil

N.º Inv.
ADP564
Data
1934
Materiais e técnicas
Óleo sobre madeira (atribuído por observação da reprodução)
Medidas
13,5 x 19 cm
Proveniência
Obra não localizada
Inscrições

«[ilegível]»
[frente, canto inferior esquerdo]

Esta pintura faz parte de um segundo ciclo de produção da sua primeira fase, que decorreu por volta de 1934, depois de várias pinturas em tabuinhas por volta de 1928. Denota-se neste segundo ciclo, uma outra truncagem dos espaços, mais complexa. Pode-se considerar que este segundo ciclo de produção, que foi acompanhado de desenhos de retrato, tinha já outro significado e ambição. Por um lado, foi uma produção de trabalhos para a sua primeira apresentação pública de obras, a «Grande Exposição de Pintura, Desenho e Fotografia» apresentada no Palácio do Governo Civil de Angra, com inauguração a 28 de outubro de 1934, no âmbito do Torneio Literário e Artístico Açoreano organizado pelo poeta e historiador Gervásio Lima, bibliotecário da Câmara Municipal de Angra. António Dacosta apresentaria um retrato a carvão (Retrato do Tio Carlos [ADD412]) e cinco óleos de paisagens da Terceira e ganharia o Prémio da Livraria Ferin de Lisboa, que consistiu em dois livros sobre arte: Monumentos e Escultores. Por outro lado, fazia parte de preparação de António Dacosta, tendo já terminado os estudos na Escola Industrial e Comercial de Madeira Pinto (em 1932), para se candidatar à Escola de Belas-Artes de Lisboa, que começaria a frequentar nos finais do ano seguinte. Nesta fase ainda assinava «A. da Costa» ou «António da Costa».

Neste caso específico observa-se a península do Monte Brasil, um cone abatido de um antigo vulcão extinto situado na Costa Sul da Ilha Terceira. Entre os séculos XVI e XVII foi rodeada por uma fortificação pelos espanhóis, a Fortaleza de São João Baptista. O pintor faz uma vista do interior para o exterior, mais ou menos de norte para sul, sendo possível vislumbrar o Atlântico ao fundo, para se centrar na relação entre a divisão dos campos cultivados, num plano mais próximo, e na modelação do Monte Brasil, num campo intermédio.

O pintor foi oferecendo estas obras a familiares e amigos, portanto muitas pertencem a colecionadores particulares. Esta obra, que data de 1934, pertenceu a Fernando Moutinho, tendo depois pertencido à sua esposa, Maria Fernanda Costa de Castro. Posteriormente foi adquirida por um colecionador particular.


Exposições


Bibliografia


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