Meninas com Medo aka Duas Mulheres Abraçadas

N.º Inv.
ADD479
Data
c. 1945
Materiais e técnicas
Guache sobre papel
Medidas
37,5 x 26,5 cm
Proveniência
Coleção privada
Inscrições

«A. Dacosta»
[frente, margem inferior esquerda]

Esta obra deverá corresponder à aguarela Meninas com Medo, título apresentado com o n.º1 na «Primeira Exposição de Arte Moderna de Desenho Aguarela Guache Pastel» (Lisboa: Estúdio do S.N.I., março de 1946). A obra reaparecia na exposição individual de Dacosta que Rui Mário Gonçalves organizou na Galeria Buchholz em 1969 e seria reproduzida no livro que o crítico dedicaria ao pintor (1984) com o título Duas mulheres abraçadas. A peça reaparecia mais tarde na exibição de Uma colecção, na Fundação Medeiros e Almeida de Lisboa, em 2004.

A presença de duas figuras femininas esteve muito presente na década de 1940, quando a produção de Dacosta era marcada por Picasso, como é o caso de Meninas (guache de 1942), mais classicista, Duas Raparigas (verso de Rapariga com Pássaro) (1944) ou Duas Figuras aka Par [ADP50], estas com as marcações neocubistas, à semelhança do que encontramos neste trabalho, onde desenvolve a apetência para o entrelaçamento das figuras.

Este trabalho iria inspirar, cerca de 40 anos depois, outra obra do próprio pintor – Duas Sereias ao Sol na Praia (1982-1983) [ADP154], obra que seria apresentada na exposição individual de 1983, na Galeria 111 (n.º 15), num claro jogo pessoal com o seu lugar na história da arte portuguesa e a distância cultural em que se jogava nesse regresso: «Esta citação da sua própria obra não deixa de ser pertinente, não só da consciência do seu lugar na arte portuguesa, como pelas relações formais feitas à distância histórica, bem próximo do gosto pós-modernista da década de 1980 em apropriar, citar, parodiar, etc. O neocubismo que foi pesquisa formal nos anos 40, como vimos, era agora um modo livre de deixar desenrolar a figura, de a fazer aparecer. Daí que a referência neocubista aqui se dilua e seja descorti­nável apenas pela relação indireta da obra citada» (Dias, 2016, p. 244).


Exposições


Bibliografia


Antologia Crítica


Obras Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.