- Obras
- Pintura
- Abstração
Sem título
- N.º Inv.
- ADP747
- Data
- c. 1948
- Materiais e técnicas
- Óleo sobre tela
- Medidas
- 41 x 33 cm
- Proveniência
Col. CAM – Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa (Inv. 80P125)
- Inscrições
«A. Dacosta»
[frente, canto inferior direito]
Esta obra foi oferecida por António Dacosta à pintora Estrela Faria (1910-1976). Posteriormente, em 1980, foi adquirida pelo Centro de Arte Moderna (atual Museu Calouste Gulbenkian – Coleção Moderna).
A obra pertence às experiências abstratas que o António Dacosta realizou nos primeiros tempos de Paris. A obra apresenta proximidades com o italiano Alberto Magnelli (1881-1971) que teve a sua primeira retrospetiva na Galerie Drouin de Paris, que o consagraram como uma das figuras da arte abstrata, em 1947, pouco depois de António Dacosta chegar a Paris.
Exposições
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Premios_AICA_81-85_SEC_1986-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2022/02/Expo_Os_Anos_40_a_60_1987.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2022/02/Expo_As_Ultimas_Decadas_1987-1.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/FotoCapa_ExpoCAM_2008_ADP747_ed-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2022/02/Expo_Portugal_em_Flagrante_2_2016-1-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_CAM_1988-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_AntonioDacosta_Fundacao_de_Serralves_2006_ADP257-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_1914-2014_CAM_2014-576x360.jpg)
Bibliografia
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/Biblio_António_Dacosta_ou_a_Imperiosa_Necessidade_de_Presente_2006.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/Biblio_António_Dacosta_1984.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/Biblio_António_Dacosta_Pintores_Portugueses_2010.jpg)
Passiva / Monografia
Saraiva, Tânia, António Dacosta (Pintores Portugueses). Porto: Quidnovi, 2010, p. 96
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/Biblio_António_Dacosta_Galeria_Zen_1984.jpg)
Passiva / Monografia
António Dacosta. Lisboa: Livros Quetzal; Galeria 111, 1995
Antologia Crítica
«A obra em análise reflecte essa desorientação ou ausência de rumo. As suas formas fragmentadas e geométricas respondem a um efeito híbrido, a um cruzamento estéril entre o cubismo e a abstracção. Falta a ênfase no seu mundo interior, de inquietações e visões privadas que, por volta de 1975, dará lugar a imagens reveladoras de […]
Saraiva, Tânia, António Dacosta (Pintores Portugueses). Porto: Quidnovi, 2010, p. 96