- Obras
- Pintura
- Paisagem
Paisagem da Terceira (Amanhecer)
- N.º Inv.
- ADP91
- Data
- c. 1975
- Materiais e técnicas
- Tinta acrílica e colagem de papel impresso sobre madeira (caixa queijo camembert)
- Medidas
- 17,6 x 34,3 cm
- Proveniência
- Col. Carlos Dacosta
- Inscrições
Sem inscrições
Por volta de 1975, sinalizando o retorno como pintor, Dacosta realizou uma pequena série de quatro pinturas, em tampos semicirculares de madeira de queijos (Camembert ou Brie), que registam tempos de Paisagens da Terceira (Amanhecer; Meio-dia [ADP92]; Entardecer [ADP90]; Noite [ADP93]). Era o mesmo referencial das primeiras tabuinhas que pintara há quase cinquenta anos – mas se na altura a paisagem da Terceira estava perante si, agora ela convocava-se enquanto eco mnemónico. Além de ser a primeira produção continuada do lento retorno do pintor, a série apresentava-se como uma reflexão de destaque sobre a passagem do tempo e a sua circularidade – ajustada à semicircularidade dos formatos – fazendo concentrar a série sobre si num fechamento interno, como uma série limitada, razão que justifica estas peças serem habitualmente expostas em conjunto.
A série à qual esta obra pertence, foi oferecida por Dacosta ao seu filho, Carlos, que teria na altura 6 anos de idade, permanecendo na sua coleção particular.
Exposições
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Homenagem_a_Antonio_Dacosta_1987.jpg)
- Individual
António Dacosta (II Bienal de Arte dos Açores e Atlântico)
1987 / Biblioteca Pública, Angra do Heroísmo, Açores
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_CAM_1988-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_Peintre_et_Poete_Portugais_1997.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_Exposition_Paris_2000-1-576x360.jpg)
- Individual
António Dacosta. Peintures Intimes
2000 / Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation em France
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Dacosta_no_Museu_Tematica_Inaugural_2003_1-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_AntonioDacosta_Fundacao_de_Serralves_2006_ADP257-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_Scene_Ouverte_2007-576x360.jpg)
- Individual
António Dacosta. Scène Ouverte
2007 / Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation em France, Paris
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Antonio_Dacosta_1914-2014_CAM_2014-576x360.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/08/Biblio_Linha_do_Horizonte_2008-576x360.jpg)
- Coletiva
- Itinerante
Linha do Horizonte. O Motivo da Paisagem na Arte Portuguesa Contemporânea
2008 / Rio de Janeiro, Portugal
Bibliografia
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/Biblio_As_Súblimes_Súplicas_1988.jpg)
Almeida, Bernardo Pinto de, As Sublimes Súplicas. Lisboa: Galeria 111, 1988
Antologia Crítica
Obras Relacionadas
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP90_1.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP92_1.jpg)
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADP93_1.jpg)