Duas Figuras

N.º Inv.
ADP50
Data
c. 1944
Materiais e técnicas
Óleo sobre tela
Medidas
65,5 x 54,5 cm
Proveniência

Col. Museu de Angra do Heroísmo (Inv. MAH_R.99.335)

Inscrições

«A. Dacosta»
[frente, canto inferior esquerdo]

Esta pintura foi oferecida por António Dacosta ao crítico e historiador de arte José-Augusto França, que a mostrara na exposição que dedicara ao pintor na Galeria de Março, a segunda da história da galeria, em 1952 (identificado com o n.º 12). Seria vendida em 1999 a um colecionador particular, pouco depois da exposição da coleção de José-Augusto França no Museu do Chiado. Mais tarde foi adquirida pelo Museu de Angra do Heroísmo, onde se encontra presentemente. Embora sem confirmação, poderá ter sido a obra apresentada na «9ª Exposição de Arte Moderna» do SPN (janeiro de 1945), com o título Par.

Podemos observar nesta obra a influência indireta de Picasso, através da amizade do pintor modernista brasileiro e diplomata Cícero Dias, que na altura trabalhava em Lisboa, e do simultâneo interesse de Almada Negreiros, amigo de ambos. Os três protagonizaram vias diferentes de uma pesquisa formal neo-cubista com interesse para a arte portuguesa da década de 1940. Contudo ela teria menos materialização em António Dacosta, onde se nota uma prática algo irregular e de hesitante experimentação nessa exploração, o neo-cubismo, manifestada em algumas das suas obras realizadas entre 1943 e 1945, num investimento com menos corolário no percurso pessoal comparando com os outros dois artistas. Não por acaso, tal coincidiria com uma gradual redução da prática da pintura, ao mesmo tempo que iniciara uma atividade regular de crítico de arte, com primeira crónica a 10 de novembro de 1942 no Diário Popular.

Segundo a tèse de doutoramento de Elena Maria Cordero Hoyo Women’s access to silent cinema in Portugal and Spain: the case studies of Virgínia de Castro e Almeida and Helena Cortesina [Universidade de Lisboa], defendida a setembro de 2022  (p.331), o casal de mulheres retratadas são a escritora portuguesa Virgínia de Castro e Almeida (à dir.), e a escultora inglesa Pamela Bolden (à esq.), com quem Dacosta expõs, ano antes, em 1940, na Casa Repe,  juntamente com António Pedro.

Este poderá ter sido o primeiro retrato de um casal de mulheres na história da arte portuguesa.

 

 

 


Exposições


Bibliografia


Antologia Crítica

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