Assinatura «Nuno Gonçalves» («Velhos Mestres Portugueses»)

N.º Inv.
ADD201
Data
1989
Materiais e técnicas
Técnica mista sobre papel
Medidas
19,5 x 26 cm
Proveniência
Coleção privada
Inscrições

«Para o Bernardo, Amigo eterno A. Dacosta 89»
[frente, canto superior direito]

«série Velhos Mestres Portugueses»
[verso]

Pode considerar-se que as Assinaturas constituiu a última série projetada por Dacosta, tendo ficado apenas em pequenos exercícios sobre papel e sem nunca passar para as grandes superfícies pictóricas, como era seu desejo. Estas assinaturas tinham a  particularidade de corresponderem aos primeiros nomes conhecidos de uma história da pintura portuguesa, de construção e afirmação de uma época de ouro que coincidiu com o tempo de Nuno Gonçalves e os pintores do Manuelino. No tempo destes pintores não havia a mesma consciência e estatuto em torno da noção de autor, e as obras não se assinavam. As assinaturas apareciam em documentos mas não nas obras, como se estivéssemos num tempo fundador de um mundo ou campo da arte, um tempo arqueológico ou anterior à noção de artista enquanto autor. Os nomes dos primeiros heróis da pintura portuguesa, que o livro de história da arte de Vergílio Correia, Pintores Portugueses do Século XV e XVI – que António Dacosta tinha –, estava ainda a destapar da poeira do tempo, apresentavam-se como o centro das composições da série. O nome em assinatura era a figura, a forma e a composição. Dacosta simulava as assinaturas dos velhos mestres como domínio central da composição em fundos brilhantes, para os quais pensava utilizar folhas de ouro ou prata (Dias, 2016, p. 318).

Esta obra foi oferecida pelo pintor ao poeta Bernardo Pinto de Almeida.


Exposições


Bibliografia


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