- Obras
- Pintura
A Flor, a Máscara e Eu Adolescente
- N.º Inv.
- ADP257
- Data
- 1987
- Materiais e técnicas
- Tinta acrílica sobre tela
- Medidas
- 130,2 x 162,2 cm
- Proveniência
- Col. Família Dacosta
- Inscrições
«A. Dacosta
87»
[verso, canto superior esquerdo]
Esta obra, de 1987, pertence à coleção de Miriam Rewald Dacosta e foi apresentada na exposição retrospetiva de António Dacosta em 1988, na Fundação Calouste Gulbenkian e na Casa de Serralves.
A autorrepresentação está assumida no título desta obra, evocando-se como jovem, ao contrário do que teria feito em 1940, com 25 anos de idade, quando se representou mais velho na obra Antítese da Calma [ADP745]. José Luís Porfírio chama a atenção, no texto que escreve para o catálogo da exposição «António Dacosta – Scène Ouverte» no Centre Culturel Calouste Gulbenkian, para as referências cristãs e pagãs que surgem indiretamente nesta pintura. Por um lado, a face do António Dacosta é apresentada numa espécie de prato ou auréola, aproximando-se da figura de São João Baptista depois da decapitação. Por outro, a máscara parece ser de origens pagãs.
Estudos encontrados num bloco de desenhos intitulado «Saudade» [ADD518] revelam que o círculo é um espelho, estando presente um jogo com a autorrepresentação, entre o reflexo do espelho e a pintura, numa circularidade entre presença e ausência. O próprio pintor afirmou em entrevista: «Foi o que de facto tentei primeiro fazer no plano da tela, que é um plano, ao mesmo tempo, de presença e de ausência, ao contrário do espelho, que só nos dá a presença, como diz Pascal. (…). A fotografia fala-nos sobretudo da ausência! E dá-me pesar não me poder servir das suas ambiguidades» (Pinharanda, «António Dacosta. Saudades deste sítio», 1990).
Pode-se dizer que «António Dacosta explora as diferentes conjugações destes tempos da imagem da sua auto-representação. Ao se projetar num paradoxal espelho pintado através da imagem passada de si próprio como adolescente, expõe pela pintura uma impossibilidade dessa presença ao espelho, onde podem surgir anteriores tempos de projeção que o espelho não retém. O espelho não tem memória nem melancolia, como a fotografia tem e a pintura pode ter, porque tudo o que faz a razão da sua imagem desaparece com o modelo. Esta pintura, que pinta esse impossível reflexo de espelho, essa auto-projecção retida na memória, joga assim com diferentes tempos de projeção que se lançam numa espécie de melancólico curto-circuito. (…). Os seus referentes não estão presentes, mas projetam-se da distância do tempo (infância e adolescência) e do espaço (da sua vida de Angra). A memória longa traz consigo algo essencial que o pintor preserva como poder criativo e imagético. Todo o gesto da pintura carrega no seu presente de execução um fatal diferimento — perante ele, o olhar do pintor é já melancolia» (Dias, 2016, p. 296).
Exposições
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- Individual
António Dacosta (II Bienal de Arte dos Açores e Atlântico)
1987 / Biblioteca Pública, Angra do Heroísmo, Açores
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- Individual
O Rosto na Obra de António Dacosta
1997 / Museu de Angra do Heroísmo, Angra do Heroísmo, Açores
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- Individual
António Dacosta. Yes and No, In Other Words / Não há Sim Sem Não
1999 / Bermuda National Gallery, Hamilton
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- Individual
Pintura de António Dacosta / Paintings of António Dacosta
1999 / Galeria de Exposições Temporárias do Leal do Senado, Macau
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- Individual
António Dacosta. Scène Ouverte
2007 / Fondation Calouste Gulbenkian – Délégation em France, Paris
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- Coletiva
Dacosta. Pomar. Cargaleiro. Jorge Martins. 4 Peintres Portugais à Paris
1989 / Palais de Tokyo, Paris
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- Coletiva
O Rosto da Máscara. Auto-Representação na Arte Portuguesa
1994 / Centro Cultural de Belém, Lisboa
Bibliografia
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/Biblio_As_imagens_e_as_coisas_2002.jpg)
Almeida, Bernardo Pinto de, As Imagens e as Coisas. Porto: Campo das Letras, 2002
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Berto, Al, A Secreta Vida das Imagens. Lisboa: Contexto Editora, 1991
Antologia Crítica
Obras Relacionadas
![](https://cdn.gulbenkian.pt/dacosta/wp-content/uploads/sites/44/2019/04/ADD642.jpg)