- Bibliografia
- Passiva
- Volume geral
Panorama da Arte Portuguesa do Século XX
- Autor(es)
- AA.VV.
- Coord. editorial
- Fernando Pernes
- Local
- Porto
- Editor
- Fundação de Serralves
- Data
- 1999
- Página(s)
- 89, 121, 135-136, 139, 147, 159, 163, 168, 289, 300
- Texto(s)
- Rui Mário Gonçalves, «Anos 40. O tempo do estado novo e o pós-guerra português»
Alexandre Melo, «Anos 80. Os anos 80 nunca existiram»
Raquel Henriques da Silva, «Anos 30. O desejo da expressão, crítica e ultrapassagem do modernismo»
Obras Relacionadas


Antologia Crítica
«António Dacosta enviou de Paris dois pequenos quadros abstracionistas não geométricos, realizados em 1948, na sequência de pinturas re-expressionistas, de apontamento rápido. Os títulos ironizavam o resultado pictural: “Espaço Ocupado” e “Cuidado com os Filhos”. O segundo foi adquirido por Almada Negreiros.» (Rui Mário Gonçalves in Panorama da Arte Portuguesa do Século XX, 1999, p. […]
AA.VV, Panorama da Arte Portuguesa do Século XX. Porto: Fundação de Serralves, 1999, pp. 89, 121, 135-136, 139, 147, 159, 163, 168, 289, 300
«O quadro “Serenata Açoriana” é uma meditação sobre os grandes mistérios da vida e da morte. Assimila imagéticas religiosas da queda de Adão e Eva, misturadas com pagãos sacrifícios de aves, num ambiente que sugere a baía da Ilha Terceira dos Açores. Nas águas, um pequeno barco transporta uma mulher do povo, que parece erguer […]
AA.VV, Panorama da Arte Portuguesa do Século XX. Porto: Fundação de Serralves, 1999, pp. 89, 121, 135-136, 139, 147, 159, 163, 168, 289, 300
«Um outro quadro de sua autoria, “Um cão e outras coisas” (1941), sintetiza o modo como, nessa época, a Guerra Mundial era mal apercebida em Portugal. É um quadro vertical, muito esguio, o que obriga o espectador a deslocar o olhar de cima para baixo e vice-versa. Nesta movimentação, o espectador distingue duas cenas: ao […]
AA.VV, Panorama da Arte Portuguesa do Século XX. Porto: Fundação de Serralves, 1999, pp. 89, 121, 135-136, 139, 147, 159, 163, 168, 289, 300