- 1925
- Canvas
- Oil
- Inv. 83P57
José de Almada Negreiros
[Auto-Retrato num grupo] (Pintura para o café ” A Brasileira” do Chiado, Lisboa)
Through the initiative of the journalist Norberto de Araújo, from the newspaper Diário de Lisboa, and that of the architect José Pacheco, editor of Contemporânea magazine, the decoration of the Brasileira café in Chiado, on the occasion of its remodelling in 1924-1925, was offered to the hands of the modernists Eduardo Viana, António Soares, Jorge Barradas, Stuart Carvalhais, Bernardo Marques, José Pacheco and José de Almada Negreiros. Almada executed the first and the third decorative panels in the western wing: the first representing two Banhistas [Bathers] and this self-portrait in a group, with the artist sitting at one of the tables at the café.
The four figures represented in this painting are identified (from left to right) as Almada Negreiros, the Spanish dancer and singer Julia de Aguilar, the actress Aurora Gil, and the scientist Francisco Nazareth. Some of the decorative panels, including this one, had been previously exhibited in the I Salão de Outono [I Autumn Salon] at the National Society of the Fine Arts in Lisbon, in January 1925. Though they were negatively received and harshly criticized by most of the art critics and by the frequenters of the Brasileira, the paintings transformed the café into the only place in the Portuguese capital where one could see modernist painting.
Sara Afonso-Ferreira
May 2010
Type | Value | Unit | Section |
Width | 197 | cm | |
Height | 130 | cm |
Type | date |
Type | signature |
Type | Donation |
Auto-Retratos da Colecção |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999 |
ISBN:972-635-117-0 |
Catálogo de exposição |
Arte Contemporáneo Portugués |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1987 |
Catálogo de exposição |
Modernismo in Portogallo, 1910-1940 : arte e società nel tempo di Fernando Pessoa |
Firenze, Leo S. Olschki, 1997 |
Catálogo |
Cinco pintores da modernidade portuguesa: 1911-1965 |
Barcelona, Fundació Caixa Catalunya, 2004 |
Catálogo |
A arte em Portugal no século XX, 1911-1961 |
Lisboa, Bertrand, 1985 |
Monografia |
Almada Negreiros |
Madrid, Fundación Juan March, 1984 |
Catálogo de exposição |
Almada |
Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro de Arte Moderna, 1984 |
Catálogo de exposição |
Almada Negreiros |
Macau, Galeria do Leal Senado, 1987 |
Catálogo de exposição |
Almada Negreiros - obra plástica |
Lisboa, Bertrand Editora, 1993 |
Monografia |
Almada Negreiros: um percurso possível |
Lisboa, Imprensa Nacional - Casa da Moeda, IPPAR, 1993 |
Monografia |
Almada: A Cena do Corpo |
Lisboa, Centro Cultural de Belém, 1994 |
Catálogo de exposição |
Fotobiografias Século XX: Almada Negreiros |
Lisboa, Círculo de Leitores, 2001 |
Monografia |
Almada Negreiros: O menino de olhos de gigante |
Lisboa, Caminho, 2005 |
Monografia |
Os Quadros de «A Brasileira» |
Lisboa, Artis, 1973 |
Monografia |
Amadeo & Almada |
Lisboa, Bertrand Editora, 1986 |
Monografia |
Almada Dessins |
Paris, Fundação Calouste Gulbenkian, Centro Cultural Português, 1993 |
Catálogo de exposição |
Almada Negreiros: Obra gráfica. |
Lisboa, Palácio Galveias, 1993 |
Catálogo |
Todo Almada |
Lisboa, Contexto Editora, 1994 |
Catálogo |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian/ Heimo Zobernig and the Collection of the Calouste Gulbenkian Foundation Modern Art Centre; Heimo Zobernig and the Tate Colllection/ Heimo Zobernig e a Colecção da Tate |
Lisboa/ St. Ives, 2009 |
ISBN:978-1-85437-826-2 |
Catálogo de exposição |
Inauguração do CAM |
CAM/FCG |
Curator: A definir |
20 de Julho de 1983 Lisboa, Centro de Arte Moderna/ FCG |
20 de Julho 1983. |
Arte Contemporáneo Portugués |
Fundação Calouste Gulbenkian |
Curator: CAM/FCG |
Fevereiro de 1987 a Março de 1987 Madrid, Museo Espanõl de Arte Contemporáneo |
Exposição organizada pelo CAM e pelos ministérios dos "Asuntos Exteriores" e da Cultura de Espanha. A exposição apresentou obras da Colecção do Centro de Arte Moderna e de colecções particulares. |
Auto-Retratos da Colecção |
CAM/FCG |
Curator: Jorge Molder |
12 de Fevereiro de 1999 a 6 de Junho de 1999 Galeria de Exposições Temporárias |
Exposição comissariada por Jorge Molder e Maria José Moniz Pereira. |
Cinco pintores da modernidade portuguesa (1911-1965) |
Fundació Caixa Catalunya |
16 de Fevereiro de 2004 a 16 de Maio de 2004 Fundació Caixa Catalunya, Barcelona |
24 de Junho de 2004 a 12 de Setembro de 2004 Grande Sala do Museu de Arte Moderna de S.Paulo |
Exposição organizada pela Fundació Caixa Catalunya juntamente com o Gabinete de Relações Culturais Internacionais do Ministério de Cultura de Portugal, com a colaboração do Instituto Camões. |
Heimo Zobernig e a Colecção do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian |
CAM/FCG |
Curator: Jürgen Bock |
11 de Fevereiro de 2009 a 31 de Agosto Centro de Arte Moderna |
Exposição realizada em parceria com a Tate St. Ives. Inclui obras da colecção da Tate de St. Ives, do Centro de Arte Moderna e do artista Heimo Zobernig. De 24 de Maio a 31 de Agosto de 2009 estiveram expostas apenas as obras do CAM escolhidas pelo artista. |
Exposição Permanente do CAM |
CAM/FCG |
Curator: Jorge Molder |
18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009 Centro de Arte Moderna |
Exposição Permanente entre 18 de Julho de 2008 a 4 de Janeiro de 2009. |
Exposição d'Arte: 1.º Salão d'Outono |
Eduardo Viana |
1925 Sociedade Nacional de Belas-Artes |
Exibiu 5 pinturas e 6 desenhos de Amadeo. |
Almada Negreiros |
Fundación Juan March |
Curator: Fundación Juan March |
1983 a 1984 Fundación Juan March, Madrid |
Organizadores: Sommer Ribeiro, Lima de Freitas e Margarida Acciaiuoli. |
Almada: A Cena do Corpo |
Centro Cultural de Belém |
Curator: José de Monterroso Teixeira |
1993 a 1994 Centro Cultural de Belém, Lisboa |
Almada |
CAM/FCG |
Curator: CAM/FCG |
1984 a 1984 Centro de Arte Moderna, Lisboa |
Organizadores: José Sommer Ribeiro, Isabel Guedes, Alice Guerra. |