As primeiras quatro pinturas da série Tentação de Santo António (ou Antão) foram apresentadas na Galeria Zen no Porto, sucursal da Galeria 111, em 1984, onde mais tarde esta obra foi adquirida por um colecionador particular.
Uma das marcas desta série, na relação com os elementos que nela surgem, é a menor insistência em elementos recorrentes ou em torno de arquétipos, como se verifica em séries como Fonte de Sintra ou Memória. Nesta, os elementos discrepantes parecem emergir do insólito, remetendo para uma iconografia que teve obras famosas entre os séculos XV e XVI, no advento da Era Moderna, motivando inspirações proto-surreais. Estas encontram-se em obras de Hieronymus Bosch, como o tríptico no Museu Nacional de Arte Antiga, sobre o qual Dacosta havia realizado um estudo para o primeiro número da revista Variante, editado por António Pedro em 1942, sob o pseudónimo Cristóvão, com o título «O Bosch das Janelas Verdes».
Gonçalves, Eurico, Artes plásticas. É absolutamente indispensável ver a actual exposição de António Dacosta na Galeria Zen no Porto. Um caso notável de autenticidade. O Jornal, Lisboa, 24 ago 1984, p. 8
Dias, Fernando Rosa, António Dacosta. A Tentação Mítica. Açores: Secretaria Regional da Educação e Cultura; Direção Regional da Cultura; Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2016