- Obras
- Pintura
- Retrato
Figura feminina (Retrato de Ariane Pulver)
- N.º Inv.
- ADP13
- Data
- 1940
- Materiais e técnicas
- Óleo sobre tela
- Medidas
- 54,5 x 43,5 cm
- Proveniência
- Col. Helena Ricca
- Inscrições
«A. Dacosta
40»
[frente, canto inferior direito]
Esta pintura chegou a ser exposta pela Galeria Antiks com o título Figura Feminina, no Ipanema Park Hotel do Porto em dezembro de 1997, sendo depois adquirida pelo arquiteto Agostinho Ricca, pertencendo atualmente à sua filha Helena Ricca.
Apesar de carecer de confirmação, pelas características e relação com outros retratos do mesmo ano, há a possibilidade de este retrato de figura feminina pertencer ao de Ariane Pulver, exposto em 1941 na «Exposição de Arte Moderna do SPN», a primeira exposição do Secretariado de António Ferro em que Dacosta participou. Ariane Pulver (c. 1917-1950) foi uma dançarina moderna suíça, que passara em Portugal por volta de 1940 e 1941. Tinha casado no ano anterior com o bailarino, coreógrafo e empresário Paul Szilard (1913-2013), de origem húngara, e logo se constituíram como um par de bailarinos. O casal fixara-se temporariamente em Portugal de passagem para os Estados Unidos. Paul Szilard e Ariane Pulver apresentaram-se em maio de 1940 no São Carlos (onde Szilard chegaria a dar aulas de dança), na mesma altura em que a Companhia Portuguesa de Bailado Verde-Gaio apresentava os seus primeiros trabalhos. Em 1941, Szilard apresentaria algumas das suas coreografias, tais como Carnaval, de Schuman com orquestração de Luís de Freitas Branco e cenários de Roberto Araújo; Sonatina, com música de Ernesto Halffter e cenários de Almada Negreiros; e Litoral, de Afonso Correia Leite e D. Francisco de Melo Breyner, com cenários de Maria Keil. Sabe-se que Paul Szilard estaria de novo em Lisboa no ano de 1949, sendo apresentado no Coliseu dos Recreios o seu bailado surrealista Mefisto-Valsa, com cenários e figurinos de Almada Negreiros.
Na mesma altura seria retratado a desenho por Eduardo Malta. Também se conhece um Retrato da Bailarina Ariane Pulver num busto em mármore realizado por António Duarte em 1940.