- Bibliografia
- Passiva
- Volume geral
História da Arte Portuguesa
- Autor(es)
- AA.VV.
- Coord. editorial
- Paulo Pereira
- Local
- Lisboa
- Editor
- Temas e Debates; Círculo de Leitores
- Data
- 1995
- Idioma
- Português
- Página(s)
- 399-401, 593-596, 616, 618, 620-621
- Texto(s)
- Raquel Henriques da Silva, «Sinais de ruptura. "Livres" e humoristas», pp. 368-405
João Lima Pinharanda, «O declínio das vanguardas. Dos anos 50 ao fim do milénio», pp. 593-647
Antologia Crítica
«Em entrevista de rememoriação (1983), o artista recordará “o contexto” gerador de obras dilacerantes como Diálogo (1939, colecção particular), Antítese da Calma (1940, CAM) ou Cena Aberta (1940, CAM): “havia a guerra, havia uma pressão cultural de outro tipo, uma angústia enorme, e cada quadro era, de certo modo, o somatório de um certo número […]
AA.VV, História da Arte Portuguesa. Lisboa: Temas e Debates; Círculo de Leitores, 1995, pp. 399-401, 593-596, 616, 618, 620-621
«Numa das mais pinturas deste ciclo, Serenata Açoreana (1940, CAM), a cena narrada em primeiro plano – invenção surrealizante da iconografia de Adão e Eva – confirma essa angústia de fim da história mas, ao fundo, abre-se pungente paisagem onde a mulher, que parte ou se aproxima da barcaça, lança o rosto para o céu, […]
AA.VV, História da Arte Portuguesa. Lisboa: Temas e Debates; Círculo de Leitores, 1995, pp. 399-401, 593-596, 616, 618, 620-621