Sob uma capa de aparência

«Sob uma capa de aparência que aproveita os valores plásticos tradicionais, Dacosta adentra-se no mundo do inconsciente para revelar os medos recalcados, os problemas que no seu interior se articulam de maneira confusa e conflituosa. Organiza simulações teatrais nas quais uma problemática de ordem social se mistura, no acaso caótico que as gera e as modifica no decurso da execução, com questões alusivas às relações entre sexos. Juntamente com a guerra, perfila-se desde o começo do seu trabalho um outro assunto que é essencial ao artista, a “sua ilha [que] vai e vem, como saudade ancorada e persistente” e com ela a infância, a inocência original perdida e a culpa, que transvasa estes sentidos desde o que é específico do artista até uma situação genérica: perda, dor e contrição de toda a humanidade neste contexto bélico. O seu melhor expoente encontra-se em Serenata açoriana

(Maria Jesús Ávila in Surrealismo em Portugal…, p. 30)

 


Bibliografia


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