Sim, os dois quadros que Dacosta

«Sim, os dois quadros que Dacosta enviou a êste Salão, “Mulher com um cão” e “Par”, acusam por demais a presença de Cícero Dias nessas obras, tanto mais que os tipos de “Par” são mesmo brasileiros na figuração. Aqui nos parece que Dacosta devia ter procurado, pelo menos, transmitir uma feição nacional, embora numa sugestão da maneira de Cícero Dias, se esta era a que actualmente o solicitava.

A assimilação chega a deixar-nos, no primeiro instante em que se olha para os quadros, confundidos. A compreensão da forma de Cícero Dias é perfeita. Isto que pode parecer uma desvantagem para Dacosta, é, todavia, motivo, senão de aplauso, pelo menos de alguma admiração. Um artista medíocre não chegaria àquele nível qualitativo que testemunham as duas telas de Dacosta. A pintura é excelente como côr e harmonia, se bem que resultando na totalidade menos luminosa do que em Cícero. Atentando um pouco, repara-se também que o pintor empregou formas e combinações cubistas que ainda persistem num Miró mas que Cícero já não introduz nas suas pinturas.»

(GUSMÃO, 1945, p. 83)


Bibliografia


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