O entrelaçamento das figuras, que a exploração formal

«O entrelaçamento das figuras, que a exploração formal neo-cubista provoca (e também detetável em Almada Negreiros) justifica nesta fase o imbricamento entre figuras, sobretudo em representações de figuras em abraço, uma das explorações típicas de Dacosta, também descortinável em Duas Mulheres Abraçadas (c. 1945) e Duas Figuras (1943). […]

Em Duas Figuras o cromatismo é dominado por cores frias (azuis) e neutras (cinzentos) que gerem e controlam a vibração do cromatismo entre os vermelhos e amarelos. Esta via de trabalho permitia a Dacosta explorar esse en­trelaçamento formal entre figuras, opondo zonas de separação e zonas de indefinição dos seus limites.»

(DIAS, 2016, p. 148)


Bibliografia


Obras Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.