Num quadro, “Cena Aberta”, o mais-além

«Num quadro, “Cena Aberta”, o mais-além é procura dramática que se encarna nas figuras de uma mulher e de uma criança. Uma rapariguita tem um pássaro pesando -lhe na cabeça e bicando-lhe agressivamente a palma da mão. Outro pássaro é porém pacífico adorno na cabeça de uma mulher encafuada na caixa-de-ponto desta “Cena Aberta”.

Na criança, é a aflição que leva ao esgar; nos outros, o olhar revela mais o mundo interior. E, no meio de todo este drama, uma grande figura monstruosa, mantendo todavia sinais humanos, encara, imóvel… o longínquo? Parece o olhar de um cego. Na sua face esta cravada uma flecha, que não se sabe de onde veio. O homem sofre, e procura mais longe do que na realidade imediata o como e o porquê da crueldade. Esta figura humana deformada, olhando para fora da cena, contrasta com os animais, que estão empenhados no movimento, com os olhos obstinados no seu objectivo imediato.»

(GONÇALVES, 1984, p. 36)


Bibliografia


Obras Relacionadas

Definição de Cookies

Definição de Cookies

Este website usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação, a segurança e o desempenho do website. Podendo também utilizar cookies para partilha de informação em redes sociais e para apresentar mensagens e anúncios publicitários, à medida dos seus interesses, tanto na nossa página como noutras.