Entre a gruta e a muralha de uma fortificação

«Entre a gruta e a muralha de uma fortificação que delimita a cena de primei­ro plano, e um casario tradicional ao fundo que limita o aprofundamento da paisa­gem, definem-se dois limites de espaço, o do plano enquadrado e o da profundidade espacial. A figura deitada e agrilhoada é de um rosa encarniçado, com uma pena no peito e uma maça na mão. Sendo normalmente vista como Eva (ou um “Prometeu Agrilhoado”, em aproveitamento da sua hibridez de género), esta figura relacio­na-se com a que está em pé à direita e que lhe entrega um pássaro morto. Entre as pernas desta última, um felino espreita com expressão antropomórfica. As figuras de primeiro plano parecem “repensar o drama mítico de Adão e Eva, expulsos há muito do paraíso e adicionando crime sobre crime na sua necessidade de sobrevi­ver”. […]

Por detrás, espreitando a cena, aproxima-se uma figura num barco […]. Mas aqui a figura avança para nós, para a cena em primeiro plano, e não para a ilha ao fundo, estando menos suspenso no tempo e na viagem e olhando para cima.»

(DIAS, 2016, pp. 92-93)


Bibliografia


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