Em “Quatro Flores para Goya” (1981), o pintor utilizou

«Em “Quatro Flores para Goya” (1981), o pintor utilizou o mesmo leve sentido de apontamento sensual, para criar uma moldura dentro do rectângulo do suporte e para sugerir uma íntima cena de ternura, com uma mulher e um touro. O quadro é, portanto, afirmador da bidimensionalidade pictural, na ornamentação dos quatro cantos, com quatro flores; mas é também sugestivo, com cena de encantamento de uma mulher e de um touro, dentro de uma elipse que transforma a imagem em medalhão, preciosisticamente. O título deste quadro homenageia Goya, e, através da evocação do grande pintor, homenageia a Espanha das touradas e evoca o estilo rococó, que cultivou a libertinagem e a graciosidade. Enigmaticamente, a cena pode também fazer alusão ao Rapto da Europa, dada a tendência de Dacosta para interpretar miticamente o mundo.»

(Rui Mário Gonçalves in Pintura de António Dacosta, 1999, p. 23) 


Bibliografia


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