Desde 1939, em quadros tão dramáticos

«Desde 1939, em quadros tão dramáticos como Diálogo ou Antítese da calma, surgem, no meio da movimentação das outras figuras, mulheres que erguem a cabeça. Ao longo do tempo, cada vez mais acentuam esse olhar para outro espaço. Serenata açoreana é, sob este aspecto, bastante curioso. No fundo, uma mulher olha para o alto, parecendo pertencer a uma harmonia cósmica que é negada às figuras do primeiro plano. Neste plano, um homem e um animal olham fixamente uma mulher deitada que tem os olhos fechados, sua maneira de se recusar ao espaço em que o seu corpo se encontra. Má fé perante a transgressão efectuada? Quadro da dor da consciencialização da situação humana, adquirida a partir de uma separação da ordem universal, vê-se nele o homem exibindo um pássaro morto, enquanto a agonia-ressureição se opera através da mulher.»

(GONÇALVES, 1981, p. 10)


Bibliografia


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