“Amor Jacente” é, dir-se-ia, uma das cenas finais

«“Amor Jacente” é, dir-se-ia, uma das cenas finais desse drama da Vida e do Homem que Dacosta vinha representando nos seus quadros. Sobre uma espécie de palco agrupam-se algumas figuras, personagens doutras cenas que já tivemos ocasião de referir. A bela mulher estendida, de longos cabelos louros, como um símbolo da Virtude, tem na sua mão uma das patas do cão, cujo olhar implacável nos penetra, possuído de uma majestade terrível. Alusão, decerto, à tão procurada união dos contrários que a estética surrealista tão vivamente desejou. Sentado no tablado, o espadachim curva as costas ao peso da sua culpa. Segura, ainda, a espada. A sua cabeça é apenas a mão de ferro que só conhece a lei da violência. Todos eles aí estão, imóveis, sozinhos, depois do drama ter terminado, à espera de um Juízo que não vai tardar.»

(BRONZE, 1969, p. 6)


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