Os dias que não esqueceremos

Isto é PARTIS & Art for Change 2022

Filme coletivo realizado por um grupo de rapazes entre os 15 e 20 anos migrados sozinhos da Gambia, Senegal, Marrocos, Gana e Guiné. 

Slider de Eventos

Mohammed acaba de chegar a Barcelona depois de uma grande e dura viagem de África. Não consegue dormir, a sua cabeça está cheia de pensamentos. Sente-se sozinho, triste, confuso: tem medo. Não sabe o que será da sua vida. Os autores dizem: “Não é só um filme; é a nossa história e de muitas outras pessoas antes e depois de nós. Mohammed viajou de África para o Europa porque tinha um sonho. Mas não sabe como funcionam as coisas aqui, não entende o idioma, não conhece ninguém e a família está muito longe. São dias que não esqueceremos.”

Filme seguido de conversa com o público.

Horitzons é um projeto de criação cinematográfica e fotográfica que envolve jovens que migraram sozinhos de África. Acompanhados por educadores sociais e criadores com percurso reconhecido, e impulsionados pelo cinema e pela fotografia, os jovens conhecem o seu novo meio e expressam as suas emoções, preocupações e sonhos. O projeto pretende assim potenciar o seu crescimento e bem-estar pessoal, dando-lhes ao mesmo tempo voz para que possam partilhar as suas vivências. O projeto fotográfico e o filme, criados pelos jovens, têm sido apresentados em diversos eventos com públicos muito diversificados.

Horitzons está vinculado aos programas “Cine em curso” e “Fotografia em curso” da Associação A Bao A Qu, financiado pelo programa “Art for Change” da Fundação “la Caixa”. Desenvolveu-se entre novembro de 2020 e dezembro de 2021.


FICHA TÉCNICA

Língua original Catalão, Espanhol, Inglês, Pulaar, Twi, Wolof
Legendas Português
Duração 25 min.

Um Filme Ayoub Aichaoui, Sanna Bojang, El Mahdi Boumaiz, Mamadou Boye Barry, Dramane Diallo, Henry Gbotsyo Nartey, Abdourahman Jallow, Malang Kamaso, Aziz Kharbach, Dana Mayi, Mbaye Ndiaye, Fally Saine, Ebrima Sowe e Omar Sissoko.
Acompanhamento Sergi López (educador), Pep Garrido (cineasta) e Núria Aidelman (cineasta).
Filmado em L’Hospitalet de Llobregat, nos bairros Granvia Sud e Santa Eulàlia; Barcelona, nos bairros de La Barceloneta e La Font de la Guatlla.

 

Projeto financiado pela iniciativa Art for Change, da Fundação “la Caixa”.


A Fundação Calouste Gulbenkian reserva-se o direito de recolher e conservar registos de imagens, sons e voz para a difusão e preservação da memória da sua atividade cultural e artística. Caso pretenda obter algum esclarecimento, poderá contactar-nos através de [email protected] .


Uma iniciativa