Formações LiB com novos docentes
A primeira formação Lab in a Box para o 1º ciclo, edição 2022-2023, arrancou a 19 de outubro no Centro Colaborativo do Instituto Gulbenkian de Ciência. Quinze docentes de 1º ciclo do concelho de Oeiras integram o grupo da formação representando 11 escolas pertencentes aos Agrupamentos de São Julião da Barra, Aquilino Ribeiro, Linda-a-Velha e Queijas e Conde de Oeiras.
A formação Lab in a Box para o 2º ciclo arranca a 21 de outubro com mais 15 docentes (4 de duas escolas da Casa Pia de Lisboa e 11 de seis escolas de Oeiras pertencentes aos agrupamentos de Carnaxide, Paço de Arcos, Conde de Oeiras, São Julião da Barra e Aquilino Ribeiro).
Na formações que agora começam em ambiente informal e descontraído, e que se irão desenrolar em mais 5 sessões mensais ao longo do ano letivo, a nova equipa de docentes LiB está a aprender a usar o método científico aplicado ao desenvolvimento de atividades experimentais em sala de aula. O objetivo é dotar o grupo de docentes com técnicas para promover a criatividade e o desenvolvimento do espírito crítico.
Na primeira sessão foi visível o entusiasmo e motivação da equipa em levar novas técnicas e experiências, enquadradas no plano curricular, para desenvolver em sala de aula em conjunto com as suas turmas. Esta sessão contou ainda com a participação de Mariana Alves, líder de projeto do Programa de Democratização da Ciência do IGC que abordou o tema “Práticas equitativas na educação”.
No final do ano letivo, a nova equipa de docentes LiB irá participar com as suas turmas no I Encontro LiB – Oeiras e estará apta a desenvolver os seus próprios protocolos científicos. Num processo posterior de co-criação com a equipa do Lab in a Box, esses mesmos protocolos poderão vir a ser integrados nos novos cadernos de experiências do projeto Lab in a Box.
A equipa de docentes envolvida no projeto Lab in a Box beneficia de formações regulares ao longo do ano letivo, dadas por cientistas, apoio em sala de aula e acesso a diversos recursos educativos, atualizados regularmente e que muito em breve estarão disponíveis online para toda a comunidade docente e sociedade. Desta forma, pretende-se garantir a integração de todas as ferramentas disponíveis no ensino em sala de aula de forma a cativar o entusiasmo pela ciência junto de vários públicos.
O Lab in a Box (LiB) é um projeto pedagógico pioneiro, desenvolvido pelo Instituto Gulbenkian de Ciência com o apoio do Município de Oeiras e da Merck Family Foundation, que surge da convicção que a ciência se pode aprender no dia a dia e que, mais do que uma disciplina, é uma forma de pensar e estar no mundo.